Vigilância Sanitária pede à população que denuncie irregularidades das dedetizadoras

GeralFiscalização

Vigilância Sanitária pede à população que denuncie irregularidades das dedetizadoras

O Folha do Estado recebeu denúncias sobre a atuação das empresas que realizam esses serviços. 

Foto: Reprodução/ Secom

Com o aumento dos casos de dengue e período de chuvas mais intensas, que são propícias para a reprodução de insetos, como baratas e algumas espécies de animais, sobretudo roedores, a demanda pelos serviços de dedetização ou desinsetização aumentou significativamente em Feira de Santana, assim como denúncias sobre a atuação das empresas que realizam esses serviços.

Em entrevista ao Folha do Estado, a coordenadora municipal da Vigilância Sanitária, Tais Borges, comentou sobre o funcionamento de empresas especializadas na prestação de serviço de controle de vetores e pragas urbanas e pede ajuda da população para que sejam apurados casos de irregularidades. 

Borges salienta que se os critérios técnicos e sanitários não forem cumpridos, a prestação do serviço pode comprometer a saúde dos cidadãos.

Foto: Mário Sepulveda/ FE

"A gente pede que as dedetizadoras tenham bastante cuidado com essa prática que, segundo a nota técnica do estado de março 2023, que é de origem exclusiva dos municípios, tem o período correto para o ciclo do mosquito, tem a técnica e o tipo de veneno que pode ser utilizado em cada caso e, qualquer prática que fuja dessas questões, está irregular. As dedetizadoras devem buscar as informações da regulamentação para que não usem a técnica de forma errada. A secretaria faz o uso correto da técnica de UBD através dos agentes de endemias da vigilância epidemiológica".

Atribuições da Vigilância Sanitária

A coordenadora, além da fiscalização, destacou o trabalho educativo desenvolvido pela pasta e pede que a população engaje a causa e faça denúncias das irregularidades sanitárias.

"Denunciem, sejam nossos parceiros porque estamos trabalhando em prol da população, estamos dando continuidade a esse trabalho de excelência que já vinha sendo feito na Vigilância Sanitária. Nós fiscalizamos supermercados, clínicas e a partir daí nós observamos quais questões que estão sendo seguidas no que se referem a questões sanitárias. Todo ano, o que chamamos de setor regulado tem que renovar o seu alvará sanitário. Pedimos à população que quando observar que as regras de vigilância sanitária não estão sendo cumpridas que denunciem para que a gente possa fazer essa fiscalização. Nós temos parceria com diversos segmentos como Procon, Secretaria do Meio Ambiente, entre outros. A gente faz essas fiscalizações e reforçamos que os casos devem ser denunciados para que a gente possa ir no local", defende. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 23 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/