Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Feira pede reativação da Guarda Ambiental

GeralAbril Laranja

Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Feira pede reativação da Guarda Ambiental

Campanha Abril Laranja conta com algumas ações de conscientização e fortalecimento de entidades que acolhem animais em Feira 

Foto: Amaury Jr./ FE
Na sessão de quarta (23), na Tribuna Livre da Câmara, a presidente da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB/Subseção Feira, Ticiana Sampaio, sugeriu a reativação da Guarda Ambiental municipal para combater maus-tratos contra animais em Feira de Santana.

Em entrevista ao Jornal Folha do Estado, a jurista falou sobre a Campanha Abril Laranja e sobre a importância de políticas públicas voltadas para a defesa animal no município.

"A Comissão da OAB tem as comissões para atuarem em diversos segmentos. Então a gente tem Comissão de Defesa da Mulher, Comissão de Defesa do Idoso, Comissão de Proteção e Defesa Animal também faz parte desse trabalho que a OAB Subseção Ferreira de Santana realiza. Nós estamos no mês de abril, que é um mês conhecido por uma campanha chamada Abril Laranja, que é um mês de prevenção e combate à crueldade animal, é um mês de conscientização, é um mês de destaque, é um mês que chama a atenção das pessoas sobre prevenção à violência, como eu falei, a teoria do elo."

Pinheiro destaca ainda que a campanha Abril Laranja conta com algumas ações de conscientização e fortalecimento de entidades que acolhem animais em Feira, como arrecadação de ração e suprimentos.

"Fizemos dois eventos na Rua Nova. Estamos aqui com a Tribuna Livre. Devido à proximidade da Micareta temos ainda um evento a ser realizado agora em maio, que são eventos que trazem destaque ao tema. Além disso, a imprensa local também nos convida para falar sobre o assunto e é importante e relevante trazer essas informações à sociedade para que a gente possa, em conjunto, ajudar a causa animal que, como eu disse agora a pouco, pede socorro nesse momento. A doutora Lorena está fazendo história, a primeira mulher presidente da OAB em Feira de Santana, tenho orgulho de fazer parte dessa gestão. Estou na comissão desde 2017, a Comissão de Defesa Animal é a primeira da Bahia, é a nossa, é aqui de Feira de Santana, é a terceira do país, então nós somos aí precursores nesse caminho de proteção e defesa animal."

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Sandra Lima, presidente da Associação de Proteção aos Animais (APA), uma das principais entidades que atua em defesa dos direitos dos animais, também esteve na tribuna e defendeu a necessidade da instrumentalização legal para defesa dos animais.

"A Campanha Abril Laranja é para conscientização contra a maldade contra animais. Diferentemente do que as pessoas pensam, crueldade não é só matar e ferir o animal. É deixar de dar assistência a ele, de dar alimentação, prender, acorrentar, deixar sem assistência médico/veterinário. Abandonar nas ruas. As cadelas e gatas parem indiscriminadamente e os filhotes são atropelados. A crueldade é muito mais do que só matar o animal.Eu gostaria muito que não existisse o Abril Laranja, que não precisasse disso. Que todos os dias fossem só de coisas boas para os animais, mas infelizmente é necessário e o Abril foi escolhido para isso e a gente está tentando conscientizar essas pessoas e chamar toda a sociedade para ajudar os animais".

O serviço da Guarda de proteção animal foi implantado pela Prefeitura de Feira de Santana, mas após a pandemia foi desativado. 


Com informações do repórter Amaury Jr.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 24 Abril 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/