Campanha do Outubro Rosa terá programação ampliada neste ano
Programação inclui consultas e exames gratuitos, além de ações de conscientização
A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Fundação Hospitalar, promoverá uma vasta programação para a campanha do Outubro Rosa, com a oferta ampliada de mais de 3 mil consultas e exames. O Outubro Rosa é um movimento de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. A abertura da campanha ocorrerá no dia 5 de outubro, no CMPC e CMDI II, localizados na Baraúnas. As marcações serão presenciais, com pré-agendamentos nas unidades de referência da autarquia municipal nos dias 1º, 2 e 3 de outubro, destinadas a mulheres feirenses com 50 anos ou mais. É necessário apresentar um documento com foto e o cartão do SUS.
Durante o mês, diversas ações serão realizadas para sensibilizar e informar sobre a importância da detecção precoce da doença. A programação inclui consultas com especialistas em mastologia, ginecologia e clínica geral, além de exames de imagem de alta precisão, fundamentais para identificar o câncer de mama em estágio inicial, realizados no Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem II, na Rua José de Freitas, esquina com a Rua Pojuca, no bairro Baraúnas.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
De acordo com Gilberte Lucas, diretora-presidente da Fundação Hospitalar, a oferta de consultas e exames para a campanha Outubro Rosa 2024 continuará enquanto houver demanda. Somente na campanha do ano passado, foram realizados 6.346 atendimentos.
"A nossa intenção é cuidar da saúde da mulher e superar os atendimentos da campanha de 2023. Estamos preparados para atender à demanda e, se necessário, agendaremos para os meses subsequentes, até que todas as feirenses façam a prevenção do câncer de mama", ressaltou Gilberte Lucas.
Durante todo o ano, o Centro Municipal de Prevenção ao Câncer - Romilda Maltês oferece 26 tipos de atendimentos especializados, entre consultas e exames. Em 2023, o CMPC alcançou a marca de 57.583 atendimentos. De janeiro a agosto de 2024, já foram realizados 39.191 atendimentos, superando os números do mesmo período do ano anterior. No CMPC, são oferecidas consultas com ginecologistas/obstetras, urologistas, oncologistas clínicos, mastologistas, ortopedistas, cardiologistas, gastroenterologistas, endocrinologistas, proctologistas, cirurgiões, clínicos gerais, além de serviços de assistência social e psicologia. Entre os exames realizados na unidade, estão: ECG (eletrocardiograma), biópsia, punção da mama, eletrocauterização, preventivos com coleta de material, colposcopia, citopatológico, retossigmoidoscopia, ultrassonografia, e inserção e retirada de DIU.
O impacto da campanha Outubro Rosa reflete positivamente também no Centro Municipal Diagnóstico por Imagem - Dr. Eugênio Laurine, que oferece serviços voltados para a saúde e bem-estar das mulheres em Feira de Santana. Em 2023, o CMDI registrou um marco histórico, com 98.294 exames de mamografia realizados no ano, representando um aumento significativo de 50,85% em relação a 2022 e de 30,89% em relação a 2021. Durante a campanha Outubro Rosa, foram realizadas 1.534 mamografias, destacando-se como um recorde para o período.
Gilberte Lucas, diretora-presidente da Fundação Hospitalar, que administra as unidades de referência, CMDI e CMPC, ressalta que, em 2024, outros dois equipamentos públicos, o Ambulatório de Saúde da Mulher e o CMDI II do bairro Baraúnas, recentemente inaugurados pela prefeitura, contribuirão para ampliar os serviços e a cobertura na prevenção do câncer de mama.
"A confiança da população nos serviços oferecidos na campanha do Outubro Rosa vem crescendo a cada ano, e os dados revelam nossos esforços em oferecer o melhor. Em 2022, foram realizadas 66.309 mamografias, resultando em 74 casos positivos de câncer. Já em 2023, com o reforço da campanha, o número de mamografias aumentou para 98.294, com 63 casos positivos registrados", finalizou.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.