Zenit pede retorno de Malcom e Claudinho e Seleção perde mais dois jogadores
Clube russo quer contar com dupla convocada para jogos da Liga dos Campeões e aumenta lista de desfalques de Tite; CBF diz que vai apelar à Fifa
A lista de desfalques da seleção brasileira que já contava com dez jogadores aumentou nesta quarta-feira (1), véspera do jogo contra o Chile. O Zenit, da Rússia, solicitou o retorno do meia Claudinho e do atacante Malcom, e a dupla não embarcou para Santiago, local da partida.
O Brasil joga nesta quinta-feira (2), às 22h (de Brasília), pelas Eliminatórias.
O pedido do Zenit tem relação com a disputa da Liga dos Campeões. O clube russo enfrenta o Chelsea no dia 14. Retornando agora, a dupla cumpriria quarentena de 10 dias e teria condições de participar da partida na Inglaterra.
Desta maneira, Tite vai contar com apenas 22 dos 34 convocados.
Com muitos desfalques, Tite pode levar a campo a seguinte escalação contra o Chile: Weverton, Danilo (Daniel Alves), Éder Militão, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Neymar, Gabigol e Matheus Cunha (Hulk).
Em nota, a CBF manifestou discordância sobre a ausência da dupla e prometeu acionar a Fifa. Confira a íntegra abaixo:
"A Confederação Brasileira de Futebol informa que os atletas Malcom e Claudinho não viajarão com a delegação da Seleção Brasileira para Santiago, no Chile. Os jogadores receberam constantes comunicados de seu clube, o Zenit São Petesburgo, obrigando que ambos retornassem nesta quarta-feira (1) à Rússia.
A CBF, respaldada pelas regras da Fifa, conversou com os jogadores e explicou que eles não poderiam sofrer nenhuma das sanções ameaçadas pela equipe. Ainda assim, após algumas conversas com o coordenador da Seleção, Juninho Paulista, e o técnico Tite, eles decidiram pelo retorno.
A CBF manifesta sua discordância com os movimentos do Zenit e encaminhou reclamação formal à FIFA, anexando os documentos enviados pelo clube russo à entidade e aos atletas. A entidade apelará à entidade que rege o futebol mundial para que, em linha com seus regulamentos, todas as punições cabíveis ao Zenit sejam cumpridas."
Com mais esses dois problemas, sobe para 12 o número de atletas convocados que Tite não terá à disposição nas partidas das Eliminatórias em setembro. Antes, o técnico já havia perdido os nove atletas que jogam na Inglaterra e não foram liberados, além do meio-campista Matheus Nunes, do Sporting, de Portugal. De acordo com a CBF, ele não se apresentou devido "à exigência sanitária de cumprimento de quarentena no seu retorno a Portugal". No entanto, Matheus Nunes recebeu contato do técnico da seleção de Portugal e deve mesmo se inclinar para jogar pela seleção do país onde vive desde os 13 anos.
Depois da partida no Chile, o Brasil faz dois jogos em casa: domingo, contra a Argentina, na Neo Química Arena, em São Paulo, e na quinta que vem, contra o Peru, na Arena Pernambuco.
A Seleção é líder das Eliminatórias com 100% de aproveitamento após seis rodadas.
Confira os 22 jogadores à disposição de Tite:
• Goleiros: Weverton (Palmeiras) e Santos (Athletico) e Everson (Atlético-MG);
• Zagueiros: Marquinhos (PSG), Éder Militão (Real Madrid), Lucas Veríssimo (Benfica), Miranda (São Paulo);
• Laterais: Danilo (Juventus), Alex Sandro (Juventus), Guilherme Arana (Atlético-MG), e Daniel Alves (São Paulo);
• Meio-campistas: Bruno Guimarães (Lyon), Casemiro (Real Madrid), Éverton Ribeiro (Flamengo), Lucas Paquetá (Lyon), Gerson (Olympique) e Edenílson (Internacional);
• Atacantes: Neymar (PSG), Matheus Cunha (Atlético de Madrid), Gabigol (Flamengo), Hulk (Atlético-MG) e Vini Jr (Real Madrid).
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.