Uruguaios detidos no Rio após tumulto antes da semifinal da Libertadores

EsportesConfusão no Rio

Uruguaios detidos no Rio após tumulto antes da semifinal da Libertadores

Torcedores do Peñarol foram presos por diversos crimes, incluindo roubo e injúria racial 

Crédito: Reprodução X (Twitter) - fimdejogo

O planejamento da Polícia Militar para garantir a segurança dos torcedores do Peñarol no Rio de Janeiro falhou em conter um tumulto que começou por volta do meio-dia desta quarta-feira (23). O reforço no policiamento, previsto apenas para 17h30, veio tarde demais para evitar a confusão que resultou na detenção de 280 uruguaios. Desses, 22 foram presos em flagrante, acusados de crimes que variam de porte ilegal de arma a injúria racial, furto e roubo.

A confusão teve início no bairro Recreio dos Bandeirantes, onde os torcedores do Peñarol se concentravam antes do jogo decisivo contra o Botafogo pela Libertadores. Alguns relatos indicam que o confronto começou após a provocação de torcedores do Flamengo na área, mas outra versão sugere que um roubo de celular em um quiosque local pode ter sido o estopim. Entre os detidos, um adolescente foi encaminhado à Vara da Infância e Juventude.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

A Polícia Rodoviária Federal chegou a escoltar um grupo de 330 torcedores uruguaios em ônibus pela madrugada, mas três veículos, que não faziam parte do comboio oficial, foram parados no litoral, onde o tumulto teve início. O secretário de Segurança Pública, Victor dos Santos, admitiu erros no planejamento, afirmando que o policiamento previsto para o local não foi suficiente para controlar a situação.

A situação já havia acendido o alerta em setembro, quando torcedores do Peñarol entraram em confronto com flamenguistas antes de outra partida pela Libertadores. Naquele episódio, um consulado uruguaio propôs medidas preventivas, mas, ao que parece, os problemas de segurança voltaram a se repetir no Rio de Janeiro. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 21 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/