Três opções de sistema de disputa devem ser apresentadas em arbitral da Segundona
Dirigentes estarão discutindo detalhes da 2ª divisão estadual
O pontapé para a 2ª divisão do Campeonato Baiano será dado nesta sexta-feira (18) com o arbitral para a definição dos detalhes da competição que deverá ser a mais disputada dos últimos anos, quando dois clubes ascenderão a elite estadual para ocuparem os lugares dos rebaixados Unirb e Vitória da Conquista. Três opções de sistema de disputa deverão ser apresentadas para que as equipes escolham o que será aplicado em 2022.
A última vez que a Segundona teve um grande número de participantes foi em 2015, quando 11 clubes disputaram duas vagas para a 1ª divisão em 2016. De lá para cará houve uma redução no número de vagas – apenas uma – de acesso e isso provocou uma retração dos participantes. Com a volta de duas vagas de acesso o interesse aumentou de forma que o número de clubes da Série B supera os da Série A. Informações que circulam nos bastidores, apuradas pela reportagem dão conta de que deve ser colocado para a apreciação dos participantes três opções de sistema de disputa para a Série B.
Um dos formatos é o seguinte: todos os clubes jogam entre si, em sistema de ida apenas. Os quatro primeiros passariam para a fase semifinal que seria disputada em jogos de ida e volta para se conhecer os dois finalistas que decidem a competição e automaticamente já estarão na elite baiana em 2023.
A outra ideia seria a seguinte: os 12 clubes seriam divididos em duas chaves de seis com jogos de ida e volta. Ao final os dois primeiros de cada chave passariam para a fase semifinal que seria disputada em confrontos de ida e volta para daí saírem os dois finalistas da Segundona, que já estariam classificados para a Série A do próximo ano.
A terceira opção traria os 12 times divididos em três chaves de quatro com jogos de ida e volta dentro do grupo. Os dois primeiros de cada chave passam para a 2ª fase que é um hexagonal, onde os times jogam entre si em jogos apenas de ida e ao final os quatro primeiros passam para a fase semifinal, que seria disputada em jogos de ida e volta de onde saem os dois finalistas que já garantem vaga na 1ª divisão em 2023.
Estão confirmados para a disputa da 2ª divisão: Botafogo, Canaã, Flamengo de Guanambi, Fluminense de Feira, Grapiúna, Itabuna, Jacobina, Jequié, Jacobinense, Galícia, Feirense e Juazeiro. A expectativa é de que a competição comece na segunda quinzena do mês de maio.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.