Fotógrafa sofre injúria racial na Fonte Nova e dupla é detida pela Polícia

EsportesRepúdio ao racismo

Fotógrafa sofre injúria racial na Fonte Nova e dupla é detida pela Polícia

Episódio lamentável marca a primeira rodada do Campeonato Baiano

Crédito: Reprodução/EC Bahia

A última quarta-feira (17), que deveria ser lembrada pelo retorno emocionante do Campeonato Baiano, ficou marcada por um episódio repugnante de injúria racial contra a fotógrafa Maurícia da Matta, da Federação Bahiana de Futebol (FBF), durante o confronto entre Bahia e Jequié.

Ofensas inaceitáveis

Maurícia, que trabalhava na beira do gramado da Arena Fonte Nova, em Salvador, foi vítima de ofensas racistas proferidas por dois torcedores. 

O ato repulsivo desencadeou uma resposta imediata da Polícia Militar, que conduziu os agressores à delegacia do estádio para o registro do boletim de ocorrência.

Solidariedade da FBF e cobranças do Bahia

Em nota, a FBF expressou solidariedade à profissional, repudiando veementemente os atos de racismo. O Bahia, também por meio de comunicado, repudiou o episódio lamentável, manifestando total apoio a Maurícia e cobrando uma resposta à altura da gravidade do assunto.

Notas oficiais

Nota da FBF

"A Federação Bahiana de Futebol vem a público lamentar e repudiar veementemente os atos de racismo sofridos pela fotógrafa Maurícia da Matta, que presta serviço à entidade, nesta quarta-feira (17). A profissional foi vítima de insultos racistas proferidos por torcedores durante a partida entre Bahia e Jequié, pela 1ª rodada do Baianão 2024, na Arena Fonte Nova. A FBF se solidariza com a profissional e agradece ao Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (BEPE), da Polícia Militar da Bahia, que identificou e imediatamente deteve os autores. A intolerância, o racismo e a discriminação não fazem parte do esporte e devem ser extintos da sociedade."

Nota do Bahia

"O Esporte Clube Bahia vem a público repudiar episódio lamentável contra a fotógrafa Maurícia da Matta, da Federação Bahiana de Futebol, durante o jogo desta noite na Fonte Nova. Ela, que também já prestou serviço ao Esquadrão, foi alvo de injúria racial enquanto exercia a sua profissão na beira do gramado. Acionada, a Polícia Militar conduziu os dois torcedores acusados à delegacia do estádio e foi realizado boletim da ocorrência. Toda nossa solidariedade a Maurícia ao tempo em que cobramos resposta à altura da gravidade do assunto e reiteramos compromisso na luta contra qualquer tipo de discriminação."

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 25 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/