Neymar enfrenta desvalorização recorde no mercado de futebol após 12 anos
Valor de mercado cai, e craque se iguala a promessas brasileiras emergentes
Após 12 anos, Neymar vive uma drástica queda em seu valor de mercado. De acordo com o site especializado Transfermarkt, o atacante do Al Hilal, da Arábia Saudita, está avaliado em 30 milhões de euros — patamar similar ao de Samuel Lino, do Atlético de Madri, e Pepê, do Porto. O craque, que recentemente voltou aos gramados após longo período fora por lesão, despenca entre os brasileiros mais valiosos, ocupando agora a 25ª posição na lista.
Em seu auge, Neymar chegou a valer 180 milhões de euros, sendo protagonista tanto no Barcelona quanto no PSG, e sua transferência em 2017, por 222 milhões de euros, continua sendo a maior da história. Contudo, a idade e os recentes problemas físicos pesam na avaliação, o que impacta sua atratividade no mercado. Com 32 anos, Neymar está em uma fase onde a desvalorização tende a se intensificar, em contraste com jovens talentos brasileiros, como Vinicius Júnior e Rodrygo, que alcançam cifras altíssimas.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Vinicius Júnior, aliás, lidera os valores de mercado entre os brasileiros, com uma avaliação de 200 milhões de euros pelo Real Madrid. O camisa 7 madrilenho é seguido por Rodrygo, Bruno Guimarães, e Gabriel Magalhães, todos integrantes da elite de mercado. E embora Neymar siga como uma referência do futebol brasileiro, a tendência de queda no valor mostra o impacto da idade, comparável à trajetória de ídolos veteranos como Messi e Cristiano Ronaldo.
O cenário atual do mercado valoriza talentos jovens e promissores, refletindo a evolução do esporte em busca de novos protagonistas.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.