Inaugurado primeiro centro do futebol feminino em Porto Alegre
Estrutura é parte fundamental da Estratégia Nacional para o Futebol Feminino
O Ministério do Esporte realizou uma visita técnica ao pioneiro Centro de Desenvolvimento do Futebol Feminino (CDFF) em Porto Alegre, coordenado pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude da prefeitura. Inserido na Estratégia Nacional de Futebol Feminino, o projeto visa incentivar e democratizar a formação esportiva para jovens, garantindo o direito constitucional ao esporte e identificando novos talentos.
Com recursos do Ministério do Esporte e uma contribuição da prefeitura, o CDFF conta com uma execução financeira de R$ 200 mil. Voltado para 120 meninas de 13 a 17 anos, o centro oferece um ano de treinamento nos campos do Parque Marinha do Brasil e Orla 3, com turmas de manhã e tarde, permitindo a participação em turno inverso escolar.
Sandra Maria, diretora de Políticas de Futebol e de Promoção do Futebol Feminino, enfatizou a importância de acompanhar o desenvolvimento da estratégia nacional, garantindo seu impacto social. "Estou muito feliz em ver tantas meninas tendo o seu direito garantido", afirmou ela, destacando a alegria das participantes por jogar em um espaço seguro com orientação de excelentes professores.
A Estratégia Nacional para o Futebol Feminino, em vigor desde a assinatura do Decreto nº 11.458/2023, busca promover a inclusão duradoura de meninas e mulheres no esporte. Com cinco eixos de atuação, a estratégia enfrenta desafios como a falta de apoio à profissionalização das atletas, discriminação sexual e assédio, visando transformar a realidade do futebol feminino no Brasil.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.