Mãe e filha representarão Feira de Santana na Copa Sul de Orientação

Esportes8 a 12 de outubro

Mãe e filha representarão Feira de Santana na Copa Sul de Orientação

Érika e Geovana Teles competirão em Caxias do Sul  

Érika (esquerda) e Geovana Teles competirão em Caxias do Sul | Divulgação

As atletas feirenses, da Equipe Calangos do Sertão, Geovanna Teles (D 18E) e Erika Teles (D45A), atuais campeãs brasileiras nas modalidades onde disputam e campeã e vice-campeã Sul-americana, respectivamente, estarão representando Feira de Santana e a Bahia na disputa da V Copa Sul de Orientação, que acontecerá no município de Caxias do Sul (RS) de 8 a 12 de outubro.

A V Copa Sul de Orientação é uma competição esportiva de corrida de orientação, organizada pela Confederação Brasileira de Orientação – CBO, pela Federação Gaúcha de Orientação – FGO e pela Comissão de Desportos do Exército - CDE. Após mais de um ano sem eventos oficiais, a CBO retoma as competições estaduais, regionais e nacionais com todos os protocolos de prevenção à saúde e à segurança dos seus atletas. A Copa Sul teve a data alterada em virtude da pandemia da Covid-19 no ano de 2020. A nova data, possibilitou a participação de duas atletas feirenses, Geovanna Teles e Erika Teles.

Com o apoio da empresa União Médica, através do Pró-Cultura/Esporte, e da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia -Sudesb, as atletas irão em busca de um título inédito, o de serem campeãs de orientação no berço do esporte brasileiro, a região sul.

Para a atleta Erika Teles a prova será uma oportunidade de adquirir experiencia. "Será uma experiência única. Correr ao lado de grandes nomes da orientação brasileira, os precursores do esporte no Brasil. Foi na região sul que tudo começou há 50 anos atrás. O esporte é muito forte por lá, mas isso apenas nos dará mais ânimo para aprender um pouco mais e quem sabe, dividir o pódio com os mestres da orientação. Acredito estar preparada para trazer o troféu de campeã", disse.

O treinador, Dreamer Rabelo, aposta na conquista do ouro pelas atletas. "Venho fazendo um trabalho de treinamento físico com as atletas durante todo esse tempo em que o esporte estava parado. Elas estão preparadas. Após o retorno das nossas futuras campeãs, o foco será o Campeonato Brasileiro de Orientação, no próximo mês, de 10 a 14 de novembro, no município de Trairi- CE, em um ambiente completamente diferente do que elas irão correr agora", afirmou.

Quem também acredita em bons resultados por parte da dupla feirense é a presidente do Calangos do Sertão, professora Denize Mendonça. "A equipe Calangos do Sertão e a nossa cidade estará muito bem representada na Copa Sul. Nossas atletas estão bem preparadas e irão fazer o possível pra trazer esse título para nossa cidade. O esporte Orientação tem crescido muito em nossa região e a equipe Calangos do Sertão tem procurado sempre fazer um trabalho voltado para a inclusão de novos atletas nesse esporte tão maravilhoso", concluiu.

Percurso da V Copa Sul de Orientação

O evento contará com três percursos: Sprint, Floresta Médio e Floresta Longo. O percurso Sprint será realizado em área mista, englobando trechos urbanos e de parque. Os percursos longo e médio serão realizados em área de floresta, com predomínio de vegetação de corrida livre (plantio de eucaliptos), além dos demais tipos de vegetação. A área apresenta relevo ondulado com a presença de representações variadas de rochas e pedras.

Durante as provas, estará acontecendo paralelamente o Campeonato Seletivo de Orientação do Exército, elevando o nível técnico do evento. "Além do nível técnico alto, o clima será um dos nossos grandes adversários. Não estamos acostumadas a correr em baixas temperaturas, apesar de já ter vivenciado correr em um ambiente semelhante, quando fui para o mundial na Dinamarca. Apesar disso, esta prova será em um período no qual os termômetros poderão ficar abaixo de 10°C nos horários das corridas. Será também a minha primeira experiência em terras sulistas. A Copa Sul compõe o quadro de pontuação para o ranking brasileiro, acreditamos no sucesso das nossas representantes feirenses. Que venha o ouro e em dose dupla" concluiu Geovanna Teles.

 

Comentários: 1

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Visitante - Ênio Cordeiro em Sexta, 08 Outubro 2021 10:03

Show, belo exemplo! O Esporte também tem essa caracteristica de aproximar mais pais e filhos. Desejo sucesso e uma boa prova, representem!

Show, belo exemplo! O Esporte também tem essa caracteristica de aproximar mais pais e filhos. Desejo sucesso e uma boa prova, representem!
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 30 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/