Kimi Raikkonen se aposentará ao final da temporada

Esportes​Formula 1

Kimi Raikkonen se aposentará ao final da temporada

Kimi é o piloto com mais corridas disputadas na história da categoria

Crédito: Divulgação
Kimi Raikkonen anunciou nesta quarta-feira que se aposentará da categoria ao final da temporada 2021, notícia que foi replicada pela F1 nas redes sociais. A saída do finlandês, após quase 20 anos de Fórmula 1, abre uma cobiçada vaga na Alfa Romeo que deve movimentar o mercado de pilotos para 2022.

- É isso, esta será minha última temporada na F1. Essa foi uma decisão que tomei no último inverno (final do ano passado e começo deste ano). Não foi uma decisão fácil, mas, após essa temporada, é hora de fazer coisas novas. Mesmo que a temporada ainda esteja no meio, quero agradecer a minha família, toda as minhas equipes, todos os envolvidos na minha carreira de automobilismo e principalmente a todos os grandes fãs que têm torcido por mim todo esse tempo. A Fórmula 1 pode chegar ao fim para mim, mas há muito mais coisas na vida que quero experimentar e desfrutar. Vejo você por aí depois de tudo isso! Sinceramente, Kimi.

Rumores indicam que Valtteri Bottas seria o principal candidato à vaga do compatriota, abrindo assim espaço para George Russell na Mercedes em 2022. A Alfa Romeo ainda não confirmou a permanência de Antonio Giovinazzi para a segunda vaga no time de Hinwil.

O finlandês chegou na F1 em 2001 pela Sauber, sendo promovido para a McLaren no ano seguinte. Na equipe britânica, foi vice-campeão em 2003 e em 2005. Em 2007, foi chamado para correr pela Ferrari e, naquele mesmo ano, conquistou seu único título. Kimi seguiu na escuderia italiana até 2009, quando decidiu sair da F1.

Nas duas temporadas fora da F1, em 2010 e 2011, o veterano se aventurou na NASCAR e em no Mundial de Rali. Após o descanso da principal categoria de automobilismo, Raikkonen decidiu retornar. E em 2012 foi contratado pelo Lotus, sendo novamente chamado para uma vaga na Ferrari, em 2014, onde permaneceu até 2018, quando conquistou sua última vitória, no GP dos EUA. Kimi saiu da Ferrari ao final daquele ano para a chegada de Charles Leclerc, e assumiu o cockpit da Alfa Romeo, onde segue até hoje.

Kimi é o piloto com mais corridas disputadas na história da categoria. Até o GP da Bélgica de 2021, foram 342 GPs com um título, 21 vitórias, 18 poles e 103 pódios.

Com informações do GE

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 18 Janeiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/