Jogos indígenas Pataxó: celebração cultural e esportiva na Bahia
Tradições ancestrais e competições esportivas se entrelaçam nos XVII Jogos Indígenas Pataxó
Com a participação de mais de 800 indígenas de 20 aldeias, os jogos se iniciam nesta quinta-feira e seguem até sábado.
Organizado pelo Movimento Indígena da Bahia (MIBA), o evento conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), com um investimento de mais de R$ 250 mil. Essa parceria reforça o compromisso com políticas públicas voltadas aos povos originários, especialmente no âmbito do esporte indígena.
Durante os jogos, as comunidades Pataxós competem em uma variedade de torneios tradicionais, incluindo arco e flecha, corrida com tora, canoagem, entre outros. Além disso, haverá disputas de futebol de campo, natação e prova de conhecimentos culturais indígenas.
Para Vicente Neto, diretor-geral da Sudesb, os jogos vão além da competição, sendo um ritual de celebração da identidade e resistência indígena. O evento também oferece espaço para desfiles, feira de artesanato, apresentações culturais e mais.
A abertura oficial ocorre na quinta-feira, com diversas atividades culturais e a presença das delegações. As competições acontecem na sexta e sábado, envolvendo um amplo programa de atividades que valorizam a rica cultura e tradições dos povos indígenas.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.