Feirense tira alto rendimento da simplicidade para se destacar no moutain bike

EsportesConheça o atleta

Feirense tira alto rendimento da simplicidade para se destacar no moutain bike

Mauro Besouro lidera o campeonato baiano de MTB XCO

Mauro Besouro (1º lugar) lidera o campeonato baiano de MTB XCO | Divulgação

Se for para ter emoção, enfrentar terrenos acidentados e exigir técnicas mais apuradas dos atletas estamos falando do MTB XCO. Modalidade olímpica do mountain bike que vem ganhando adeptos cada dia mais em todo estado da Bahia.

O XCO (X - Cross, C - Country, O - Olímpico) é praticado em um circuito fechado, na maior parte do tempo, com elevado grau de dificuldade e ritmo intenso, no qual os músculos de potência dos praticantes são mais recrutados do que os de resistência.

No município de Feira de Santana existem áreas para se praticar o MTB XCO, a exemplo do Bike Park Santos, nas proximidades do Aeroporto. A cidade também possui atletas em destaque no cenário baiano, como é o caso de José Mauro Lima Pamponet - o "Besouro". Ele lidera o campeonato baiano de MTB XCO Master B1 (40-44 anos).

O Campeonato Baiano de 2021 acontece em 5 etapas, sendo disputado nas categorias masculina e feminina, tendo subdivisões por faixa etária e a categoria principal que é a elite. Já foram realizadas as etapas de Conceição do Coité, Camaçari e Lauro de Freitas. As duas últimas ocorrerão novamente em Camaçari, fechando o ranking.

Nos dias 18 e 19 setembro, a cidade de Santa Teresinha sediou a Etapa Rainha de MTB XCO. Foi uma competição de alto nível, que contou com atletas de todo o estado, inclusive com atletas de Feira de Santana: Reginaldo Gonçalves de Jesus - Sub 30 (12º); Rogério Leite - Máster 30-34 (11º); Reinaldo de Oliveira Santos - Máster 40-44 (9º); José Mauro Lima Pamponet - Máster 40-44 (2º).

Apesar de ser um esporte que necessita de equipamentos sofisticados e de alto padrão tecnológico, com bicicletas de última geração, o atleta Mauro Besouro garante que é possível gastar pouco e ter uma bike competitiva.

O atleta relata que surpreende as pessoas nos campeonatos quando chega com a uma bike mais simples e acessível para quem deseja praticar o esporte. "Uma coisa que eu venho fazendo e tem surpreendido muitas pessoas é participar da modalidade XCO, que é um estilo mais radical, com equipamento bem mais modesto. Um equipamento que você consegue adquirir com valor menor. Eu uso garfo rígido, minha bicicleta é adaptada. Enfim, estou provando para as pessoas que dá para você fazer um esporte com um custo mais baixo. Você tem um equipamento com um custo menor e mesmo assim conseguir ter um bom rendimento. Nosso esporte, hoje, está muito caro, a indústria vem trabalhando em cima de produtos muito caro e ficando inviável para quem quer competir e não tem condições. Eu venho provando que dá para você fazer um esporte em alto nível com equipamento mais em conta".

TREINÃO EM FEIRA DE SANTANA

Para quem quiser conhecer o esporte, no próximo domingo (26), em Feira de Santana será realizado XC Single God Bahia 2021, um treinão premiado de MTB XCO, para iniciantes e veteranos. Será na famosa trilha do "Fura Pneu", com a inscrição no valor de R$15. O contato para inscrição é (75) 98266-7007, falar com Felipe Santin.

A atleta de Corrida de Orientação da Equipe Calangos do Sertão, Erika Teles, já garantiu a sua inscrição e está ansiosa e entusiasmada com a possibilidade de praticar um novo esporte. "Sempre é muito bom você está envolvido nas práticas esportivas, faz bem à alma e faz bem ao corpo. Como é uma modalidade com poucas mulheres praticando, quero fazer a diferença. Neste treinão, não vai ter a categoria feminina porque não tinha até então, mulher inscrita. Estamos conquistando novos espaços nos esportes e o ciclismo, por muito tempo, era visto como um esporte proibido para mulheres. Em épocas remotas, médicos afirmavam que pedalar faria mal às mulheres, podendo causar até esterilidade feminina, mas estamos mudando a história".

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/