Dividido por zonais, começa Campeonato Baiano de Baleado neste domingo, 19
O primeiro zonal acontece na cidade de Jacobina, na Chapada Diamantina
A Federação de Baleado da Bahia (FBB), através do presidente Mateus Monaco, anunciou nesta sexta-feira (17), o início do Campeonato Baiano de Baleado, que acontecerá de 19 de novembro a 03 de dezembro de 2023. O primeiro zonal acontece no próximo domingo (19), às 9 horas, na cidade de Jacobina, na região da Chapada Diamantina. O evento é promovido pela Federação de Baleado da Bahia (FBB) e com fomento da SUDESB e tem como objetivo levar para o público em geral muitos jogos competitivos e muita diversão para todo o estado.
Com o objetivo de democratizar o acesso ao evento aos praticantes do esporte viabilizando a presença através da redução de custos com transportes, hospedagem e correlatos, a organização do evento dividiu a competição em zonais.
Em entrevista para a reportagem do jornal Folha do Estado, o presidente da Federação de Baleado da Bahia (FBB), Mateus Monaco, contou porque a entidade resolveu realizar a competição por zonais. "Maioria dos praticantes do baleado é oriundo de áreas e comunidades onde as vulnerabilidades são atuantes e imperativas impedindo ou inibindo a fluidez da comunidade. O Baleado, por essência, é aberto a todas as pessoas atendendo de forma objetiva as demandas sociais onde para a prática como atividade de lazer necessitamos basicamente de uma bola e um espaço que se delimita de forma natural. Por isso, resolvemos realizar a edição 2023 do Campeonato Baiano de Baleado por zonais para que todos tenham acesso ao esporte e com isso possamos propagar ainda mais o baleado em todo estado", disse.
Mateus Monaco também contou a respeito do crescimento do esporte em toda Bahia atingindo todas as classes sociais e gêneros. "Como todas as coisas boas da vida, o baleado cresce de forma orgânica e salutar sendo formalizado como esporte após a criação da Federação de Baleado da Bahia com sua organização administrativa e regras para o esporte. As comunidades Negra, LGBTQIAP+, feminina, estudantil, quilombola e indígena são atendidas através das ações esportivas do Baleado. Esse é nosso principal objetivo oportunizar o esportes para todos", afirmou.
Para o Campeonato Baiano de Baleado de 2023, foi formatado a modalidade de disputa denominada torneio onde as partidas, com exceção da final, são disputadas em 1 tempo de 10 minutos sendo vencedor quem balear todos antes do fim do tempo ou tiver baleado mais atletas após o fim do tempo.
As três melhores equipes de cada zonal serão premiadas com troféus e medalhas. "Não deixe de participar e conhecer a força do baleado baiano. Quero agradecer a todos os meios de comunicação que tem apoiado incansavelmente na divulgação do baleado não só em Feira de Santana, mas em toda Bahia, em especial ao grupo Folha do Estado, que inclusive já transmitiu as finais do Campeonato Baiano através da TV Geral. Somos muito gratos por isso", finalizou Mateus Monaco.
Campeonato Baiano de Baleado edição 2023, confira os zonais Masculno e Feminino:
19/11- Jacobina
Horário: 9h00
19/11- Castro Alves
Horário: 9h00
26/11- Feira de Santana
Horário: 9h00
3/12- Salvador
Horário: 9h00
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.