Desempenho do bicampeão Atlético-BA passa pelo feirense Rafael Araújo
Analista de desempenho começou no Fluminense de Feira
O feirense Rafael Bastos de Araújo, 31 anos, analista de desempenho do Atlético de Alagoinhas, sagrou-se bicampeão baiano na tarde do último domingo (10), após a vitória por 2 a 0, diante do Jacuipense em plena Arena Valfredão mando de campo do seu adversário. Fato histórico tanto para o Carcará, quanto para o jovem profissional feirense que ao longo de dois anos seguidos trabalha neste departamento do Alagoinhas Atlético Clube.
Hoje, vivendo um dos seus melhores momentos na carreira, Rafael Bastos contou à reportagem do jornal Folha do Estado, quando tudo começou. "Minha trajetória teve início em 2019 no Fluminense de Feira, no mesmo ano, após o campeonato baiano, tive a oportunidade de estagiar no Palmeiras sub-20, com Gilmey Aimbere, que se sagrou campeão da Copa do Brasil da categoria naquele ano. Em 2020 tive um convite do Celso Teixeira, para realizar trabalho de análise a distância (por causa da pandemia) para o Rio Branco na Série D. Ainda na mesma competição, recebemos o convite do Atlético de Cajazeiras-PB. Nesse momento Celso Teixeira seguiu para o Ypiranga de Erechim. No dia 1 de janeiro de 2021, recebi a ligação do então diretor do Atlético de Alagoinhas, Luiz Matos Júnior, que fez o convite para participar do projeto, onde conseguimos ser campeões baiano depois de 51 anos de história do clube. E nesse ano repetimos novamente a façanha de ser o único clube do interior a ser bicampeão seguido. Igualando em números de título da primeira divisão com o Fluminense de Feira", disse.
Rafael também falou da performance do clube, já que o Atlético-BA perdeu apenas duas partidas durante todo o campeonato baiano, o que mostra que a equipe estava preparada e tinha conhecimento do adversário, o que tem ligação direta com o setor de análise de desempenho da equipe. "O Atlético de Alagoinhas é um time que apesar das dificuldades de todo time do interior nordestino, conseguiu manter uma base há três anos, fazendo apenas contratações pontuais, e tudo isso se deve a um trabalho multiprofissional com a comissão técnica, através de relatórios qualitativos, qualitativos e observacional. Então me sinto no auge da minha jovem carreira", pontuou.
Bastos também falou do importante trabalho realizado em conjunto com a comissão técnica e principalmente todo elenco, peças fundamentais para a execução do planejamento. "A excelente assimilação do planejamento foi notada não só pela comissão, como por todo elenco. Primeiro passo para conseguirmos identificar e reconhecer os erros, depois, é realizado o treino e a melhora foi consequência de um trabalho muito bem executado por Agnaldo. Naldão, treinador de goleiros, profissional em destaque que analisava as atuações em treinos e jogos das ações dos goleiros. Marailton, pelo excelente trabalho de preparação física realizado no clube, onde ficou nítido nossa força física diante dos atletas".
Perguntado sobre qual avaliação faz desse momento da equipe e principalmente qual a meta a ser alcançada a partir de agora, Bastos foi objetivo. "O Atlético vem numa crescente nos últimos três anos, acho que o reconhecimento por parte da comissão técnica é muito importante. Hoje o Atlético de Alagoinhas vive um momento único na sua história, um bicampeonato histórico para a sua imensa e linda torcida, que nos presenteou com duas belas festas nas finais. E a principal meta é melhorar cada vez mais", finalizou.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.