Criança ofende Vini Jr. com termo racista em partida contra Valencia
Brasileira registrou caso de racismo no retorno do atacante ao Mestalla
No retorno de Vinicius Junior ao estádio Mestalla, palco de ataques racistas em maio de 2023, um episódio lamentável marcou a partida entre Valencia e Real Madrid. A brasileira Anna Anjos, presente no local, filmou o momento em que uma criança chamou Vini de "mono", expressão espanhola para macaco. O registro revela não apenas a hostilidade direcionada ao jogador, mas também a naturalização do comportamento, evidenciada pela reação da mãe da criança, que tentou impedir a filmagem.
Durante o jogo, Vini Jr. foi alvo de vaias e provocação por parte da torcida do Valencia. Em resposta, o atacante fez dois gols, celebrando de maneira simbólica. No primeiro, ergueu o braço com punho cerrado, símbolo antirracista, e no segundo, vibrando intensamente. O jogador e o Real Madrid reagiram à polêmica arbitragem, que encerrou a partida dois segundos antes do possível gol da vitória.
Este incidente acrescenta mais um capítulo ao debate sobre racismo no futebol, reforçando a necessidade de ações efetivas para combater esse tipo de comportamento nos estádios.
Ninguém nasce racista, as pessoas aprendem ao longo da vida. Esse vídeo no início de uma criança chamando o Vini Jr. de “mono” prova isso. A gente vai falar quantas vezes for necessário da violência que ele sofre na Espanha. Brasil precisa dar um resposta. pic.twitter.com/xMqY4mTtj9
— Jonas Di Andrade (@jonasdiandrade) March 3, 2024
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.