Conheça clubes do interior do estado que vão disputar Baianão 2022
Oito equipes do interior participam do Baianão 2022
O Campeonato Baiano vai abrir, em janeiro, o calendário dos clubes do estado. O torneio terá algumas novidades em 2022, quando completa 117 anos. A primeira delas é a estreia do Barcelona de Ilhéus, que conquistou o título da segunda divisão em 2021 e, consequentemente, o direito de disputar a divisão principal. A Onça Pintada ocupa o lugar deixado pelo Fluminense de Feira, rebaixado após campanha ruim na última edição.
O rebaixamento é outra novidade para a próxima temporada. A Federação Bahiana de Futebol (FBF) decidiu aumentar o número de clubes rebaixados a partir de 2022 e possibilitar o acesso de duas equipes da segunda para a primeira divisão. Mas isso só ocorrerá caso a Série B do Baiano seja disputada por, no mínimo, dez clubes.
Como preparação para a competição, o ge reuniu as principais informações sobre os clubes do interior que vão disputar o Baianão. Confira abaixo!
Atlético de Alagoinhas | Campeão em 2021
O atual campeão baiano é o clube que planejou a maior pré-temporada entre todos os times do campeonato. Os dois primeiros testes do Carcará foram em amistosos contra equipes sub-20 e os resultados foram positivos: 3 a 1 contra o Jacuipense, que disputará a Copa São Paulo de Futebol Júnior, e 2 a 0 sobre o Vitória, campeão da Copa do Nordeste da categoria.
Nomes conhecidos: Fábio Lima (goleiro), Bremer (zagueiro), João Ananias (volante) e Dionísio (meia)
Técnico: Agnaldo Liz
Início da pré-temporada: 23 de novembro
Estádio: Antônio Carneiro - Alagoinhas
Bahia de Feira | 2° colocado em 2021
O Bahia de Feira costuma figurar entre os candidatos ao título e, em 2021, ficou perto de levantar seu segundo troféu. A campanha do vice-campeão contou com alguns jogadores que seguem no plantel em 2022.
Nomes conhecidos: Paulo Paraíba (zagueiro), Alex Cazumbá (lateral-esquerdo), Diones (volante), Deon (atacante).
Técnico: Flávio Araújo
Início da pré-temporada: 14 de dezembro
Estádio: Arena Cajueiro – Feira de Santana
Barcelona de Ilhéus | Campeão da Série B em 2021
O estreante de 2022 é do sul da Bahia, mas ainda não sabe onde vai jogar. O estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, não teve laudo técnico aprovado e não poderá receber jogos da Onça Pintada pelo Baianão. No comando da equipe, segue o treinador campeão da Série B em 2021, o rei do acesso Paulo Sales.
Nomes conhecidos: Deijair (goleiro), Andresson (zagueiro) Capone (volante), Vitinho e Ramires (meias)
Técnico: Paulo Sales
Início da pré-temporada: 6 de dezembro
Estádio: a definir
Doce Mel | 9º colocado em 2021
Vice-lanterna em 2021, o Doce Mel vai para sua terceira temporada seguida na elite do futebol baiano. A equipe de Cruz das Almas cansou de lutar contra o rebaixamento e, segundo Catalão, presidente do clube, vai brigar por uma vaga na Série D 2023.
Nomes conhecidos: Geovane (goleiro), Carlos Magno e Elionay (meias)
Técnico: Beto Oliveira
Início da pré-temporada: 6 de dezembro
Estádio: Carmelito Barbosa - Cruz das Almas
Jacuipense | 6º colocado em 2021
Um dos três times baianos rebaixados no Brasileirão em 2021, o Jacuipense gerou muita expectativa e terminou frustrando os torcedores. Um modesto 6º lugar no Baianão para um time que disputaria a Série C do Campeonato Brasileiro foi um sinal de alerta para o que viria. A novidade para 2022 é o retorno do técnico Rodrigo Chagas, que conseguiu o acesso para a Série A do Baianão em 2012, com o vice-campeonato da Série B.
Nomes conhecidos: Wesley (zagueiro), Willian Kaeffer (volante), Danilo Rios (meia), Ruan Levine (atacante)
Técnico: Rodrigo Chagas
Início da pré-temporada: 13 de dezembro
Estádio: Joia da Princesa – Feira de Santana
Juazeirense | 3º colocado em 2021
Destaque nacional com boa campanha na Copa do Brasil 2021, o Juazeirense ficou com a sensação de que poderia ter sido melhor na disputa do estadual. A equipe caiu na semifinal para o Atlético de Alagoinhas, nos pênaltis, e terminou em terceiro lugar.
Para 2022 o time manteve boa parte dos atletas e anunciou várias contratações. Alguns reforços, no entanto, partiram para outros clubes, casos do lateral-direito Polegar, que fechou com o Paysandu e do volante Diego Viana, que assinou com o Altos.
Nomes conhecidos: Rodrigo Calaça (goleiro), Wendell (zagueiro), Waguinho (volante) e Clebson (meia)
Técnico: Francisco Diá
Início da pré-temporada: 10 de dezembro
Estádio: Adauto Moraes - Juazeiro
Vitória da Conquista | 7º colocado em 2021
O Vitória da Conquista brigou contra o rebaixamento e deixou a desejar em 2021. Mas, já na primeira semana de preparação para 2022, disputou um amistoso contra a seleção de Licínio de Almeida e venceu por 3 a 1.
Nomes conhecidos: Nilton (goleiro), Silvio, Dadai (zagueiros), Rafael Granja (meia) e Airton Maradona (atacante)
Técnico: Zé Humberto
Início da pré-temporada: 14 de dezembro
Estádio: Lomanto Júnior - Vitória da Conquista
Unirb | 8º colocado em 2021
Estreante em 2021, o Unirb fez uma campanha discreta e lutou contra o rebaixamento até a penúltima rodada. Para 2022, o clube havia acertado com o técnico Ivo Secchi, que saiu sem sequer estrear, pois aceitou uma proposta do futebol paulista mais vantajosa financeiramente. Para seu lugar, o Unirb trouxe Lorival Santos, que em 2021 comandou o ASA-AL. O clube também está construindo um centro de treinamento em Mata de São João, no litoral norte da Bahia.
Nomes conhecidos: clube não divulgou informações do elenco até o fechamento dessa matéria
Técnico: Lorival Santos
Início da pré-temporada: 17 de dezembro
Estádio: Antônio Carneiro - Alagoinhas
Com informações do GE.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.