Com passagem por time feirense, Fernando Oliveira chega à base do Atlético-MG
Profissional assume comando do sub-17 do Galo
Mais um profissional com passagem por clube feirense que chega para compor grande equipe do futebol brasileiro. Fernando Oliveira, 29 anos, é formado em Educação Física (Faculdade Nobre - FAN) e pós-graduação em Especialização em Futebol (Universidade Federal de Viçosa - UFV). Oliveira chega ao comando da categoria sub-17 do Atlético Mineiro, com a missão de levar a equipe à conquista do Campeonato Mineiro e Copa do Brasil.
Natural do município de Itaberaba, na Bahia, mas iniciando a trajetória no futebol na função preparador físico em 2012, como estagiário no Fluminense de Feira, nas idades iniciais (13 e 14 anos), Fernando Oliveira passou a se destacar como treinador a partir do ano de 2015, quando na oportunidade comandou o Astro na disputa do campeonato baiano da categoria sub-15. Conseguindo chegar às semifinais da competição. No ano seguinte, como treinador do sub-17, Fernando Oliveira conquistou o título de campeão da Red Ball, uma das mais importantes competições da categoria.
Desempenho este que chamou atenção do Esporte Clube Bahia, que o convidou para ser auxiliar nas categorias sub-13 e sub-14 do Esquadrão de Aço. "No Esporte Clube Bahia eu pude ter a oportunidade de em quase cinco anos, estar como treinador de todas as categorias: sub-14 (2018), sub-15 (2019), sub-17 (2019 até 2021) e sub-20 (2021 a 2022). Além disso, também acumulei a função de auxiliar da categoria sub-20 de 2018 até 2021. Nesse período conseguimos conquistar alguns títulos: Copa Dente de Leite (sub-14), Copa Furacão (sub-14), vice-campeão brasileiro (sub-14); Copa Metropolitana (sub-15); campeonato baiano (sub-15), campeão baiano (sub-20), campeão Baiano (sub-17), oitavas de final da Copa São Paulo (2022). O que serviu de muito aprendizado principalmente nas divisões de base", disse Fernando Oliveira.
A boa campanha realizada com a equipe sub-20 do Esporte Clube Bahia, chegando às oitavas de final da Copa São Paulo deste ano e o extenso currículo que envolve conhecimento e prática na divisão de base do futebol baiano, foram passos importantes para a chegada do jovem treinador ao comando do time sub-17 do Atlético Mineiro. "Tudo começou quando iniciei como estagiário da preparação física do sub-13 e sub-14 do Fluminense de Feira, seguindo para o sub-15 e sub-17. Foi quando em 2012, tive a oportunidade de iniciar como estagiário da JSB Esportes. A partir daí tivemos algumas oportunidades de estar envolvidos em projetos esportivos e um deles o FSA Esporte Clube, que desde o seu lançamento estava envolvido. O que me levou a chegar até as divisões de base do Esporte Clube Bahia", ressaltou.
Já comandando os trabalhos de pré-temporada da equipe sub-17 do Atlético Mineiro, na Cidade do Galo, o novo comandante Fernando Oliveira tem como o auxiliar técnico, o ex-jogador do clube e ídolo da torcida, Willian Lanes de Lima. "Primeiro é uma honra muito grande poder fazer parte dessa grande instituição é uma satisfação muito grande e uma responsabilidade do tamanho da expectativa. Em relação à minha caminhada até aqui acredito que eu me sinto felizardo de ter tido oportunidade de estar no Bahia de fazer parte da instituição. Enfim participei de um processo que acaba contribuindo muito para minha carreira como treinador porque pude estar em um clube da grandeza do Bahia e aproveitar a oportunidade de passar por todas as categorias", comentou Oliveira.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.