CBF sob intervenção judicial rumo ao pré-olímpico

EsportesDesafios e Esperanças

CBF sob intervenção judicial rumo ao pré-olímpico

Com novo comando, Seleção Brasileira Olímpica busca superar obstáculos para Paris-2024 

Crédito: Reprodução/X @futebol_info

Em meio a uma intervenção judicial que redefine os rumos da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o cenário esportivo nacional se agita com a nomeação de um inventor para organizar uma nova eleição após a destituição de Ednaldo Rodrigues da presidência. Nesse contexto desafiador, a CBF, liderada pelo coordenador de seleções Branco e pelo técnico Ramon Menezes, concentra esforços na seleção brasileira olímpica, visando o Pré-Olímpico com início marcado para 20 de janeiro.

Segundo informações, o técnico Ramon Menezes planeja anunciar a convocação da seleção olímpica entre os dias 20 e 22 de janeiro. Nas últimas semanas, a CBF tem enfrentado obstáculos para obter a liberação de jogadores junto aos clubes europeus, uma vez que as Copas Africana e Asiática ocorrem simultaneamente, impondo a obrigação de ceder atletas. A expectativa é que o elenco do time Canarinho seja majoritariamente composto por jogadores que atuam no Brasil, refletindo as dificuldades enfrentadas na negociação.

Enquanto Argentina e Uruguai já divulgaram suas listas de convocados para o Pré-Olímpico, optando por não chamar atletas que atuam em clubes europeus, o Brasil, em meio a indefinições, parte em desvantagem em relação aos concorrentes. Os campeões da Copa do Mundo sub-20, os uruguaios, liderados pelo técnico da seleção principal, Marcelo Bielsa, iniciaram os treinamentos desde o último dia 11.

O interventor José Perdiz ofereceu apoio ao planejamento da seleção olímpica, mas, por outro lado, FIFA e Conmebol ainda não reconhecem o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) como autoridade da entidade nacional.

O Pré-Olímpico ocorrerá de 20 de janeiro a 11 de fevereiro, nas cidades venezuelanas de Caracas, Valencia e Barquisimeto. No Grupo A, o Brasil enfrentará a Bolívia (23/01), Colômbia (26/01), Equador (29/01) e Venezuela (01/02). Os dois primeiros de cada grupo avançam para o quadrangular final, com o campeão e o vice garantindo vaga nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Em caso de sucesso, a seleção brasileira buscará o feito inédito de ser tricampeã consecutiva no futebol masculino, marcando seu lugar na história do esporte. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 18 Janeiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/