Baianos brilham e garantem metade das medalhas do Brasil no boxe

EsportesPugilismo em alta

Baianos brilham e garantem metade das medalhas do Brasil no boxe

Atletas da Bahia se destacam na Copa do Mundo e projetam 2028 

Crédito: Reprodução - Sudesb

A Bahia deu um verdadeiro cruzado no cenário internacional do boxe. Na Copa do Mundo de Boxe 2024, realizada em Sheffield, na Inglaterra, os pugilistas baianos foram responsáveis por quatro das nove medalhas que colocaram o Brasil no topo do pódio. Esse desempenho é a marca de um estado que se tornou referência no esporte, consolidando sua força com oito atletas convocados para a Seleção Brasileira de Boxe Olímpico, já mirando os Jogos de Los Angeles 2028.

O destaque individual foi para Breno Zebim e Joel Silva, que conquistaram o ouro em suas categorias, enquanto Viviane Pereira levou a prata e Tatiana Chagas, medalhista olímpica em Paris 2024, garantiu o bronze. A conquista, que consagra o Brasil como campeão do torneio, é celebrada por Afonso Nunes, presidente da Boxebahia: "O trabalho árduo na Bahia está dando frutos. O título reflete uma dedicação histórica ao pugilismo, que hoje desponta como símbolo de hegemonia nacional."

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24h: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Além do show nos ringues, o projeto Luva de Ouro, realizado no Centro de Boxe da Bahia, em Salvador, reforça a formação de novos talentos. Durante novembro, 90 boxeadores participaram de treinos intensivos, e os 30 melhores atletas foram selecionados para representar o estado em competições nacionais e internacionais. Segundo Nunes, "projetos como esse são fundamentais para manter a Bahia no topo, incentivando atletas como Yasmine Fernanda e Isaías Ribeiro, nomes que já brilham no cenário nacional."

Com a tradição baiana cada vez mais consolidada, os próximos anos prometem grandes histórias para o boxe local e nacional. Se depender do talento e da garra desses atletas, Los Angeles 2028 já tem lugar reservado para a Bahia no pódio olímpico. Afinal, quando se trata de pugilismo, os baianos sabem muito bem como nocautear adversários e conquistar corações.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 26 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/