Alfa Romeo anuncia contratação de Valtteri Bottas
Seu companheiro de equipe a partir de 2022 ainda não foi confirmado
Após semanas de mistério e especulações, foi oficializada a saída de Valtteri Bottas da Mercedes após cinco temporadas. A Alfa Romeo confirmou nesta segunda-feira a contratação do finlandês de 32 anos que, com um contrato de múltiplos anos no time, substituirá o compatriota Kimi Raikkonen, que se aposentará ao fim da atual temporada da Fórmula 1.
- Estou animado para me juntar à Alfa Romeo no que será um novo desafio com uma marca icônica. Estou adorando a oportunidade de ajudar a liderar a equipe rumo à frente do grid, especialmente com o novo regulamento em 2022. Sou grato pela confiança depositada em mim e mal posso esperar para retribuir sua fé. Tenho orgulho do que conquistei em Brackley, e estou totalmente focado em terminar o trabalho enquanto lutamos por outro campeonato mundial - disse o finlandês.Seu companheiro de equipe a partir de 2022 ainda não foi confirmado, já que o time suíço, penúltimo colocado no campeonato de construtores, não assegurou a permanência de Antonio Giovinazzi no próximo ano.
A decisão já estava tomada há algum tempo, segundo revelou Toto Wolff após ao treino classificatório do GP da Bélgica. Mas Wolff também já havia dito que só revelaria o nome escolhido após assegurar o futuro de Bottas. A saída de Kimi da Alfa, e a transferência de Bottas para a equipe, abrem as portas para a ida de George Russell pra Mercedes - mas nada foi anunciado ainda.
Bottas encara sua temporada mais difícil pela Mercedes. Na terceira colocação do campeonato, ele está há 20 corridas sem vencer na F1 e foi terceiro na prova deste domingo, no GP da Holanda, vencida por Max Verstappen.
Com a Mercedes, ele faturou nove vitórias - a última no GP da Rússia em 2020. Vice-campeão mundial em 2020 e 2019, o finlandês, que está desde 2013 na F1, registra em sua carreira 17 pole positions e 63 pódios. Em uma publicação em suas redes, o finlandês postou uma mensagem de agradecimento para a heptacampeã de construtores:
- Eu gostaria de agradecer a Mercedes pelos cinco anos juntos. Conquistamos algumas coisas que nunca esquecerei. E ei, ainda temos esta temporada para vencer! Vamos atrás disso.
Antes da prova neste fim de semana no Circuito de Zandvoort, o finlandês obteve um 12º no GP da Bélgica há duas semanas, enquanto Russell, que pontuou pela primeira vez com a Williams na Hungria, conquistou seu primeiro pódio da carreira ao chegar em segundo lugar.
O desempenho inesperado do britânico no GP da Bélgica, no qual se classificou em segundo lugar, trouxe novos questionamentos sobre a decisão da Mercedes para 2022, mas Wolff afirmou que o resultado não influenciaria a escolha do time. Mesmo valendo apenas metade dos pontos, o pódio em Spa foi o primeiro da Williams desde o GP do Azerbaijão de 2017, quando Lance Stroll chegou em terceiro.
Com informações do GE
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.