69ª edição da travessia Itaparica-Salvador promete emoções e desafios aquáticos

EsportesNatação em Mar Aberto

69ª edição da travessia Itaparica-Salvador promete emoções e desafios aquáticos

Prova tradicional de natação em mar aberto aconteceu no domingo (17) com participação de atletas nacionais e internacionais 

Crédito: Reprodução/X

A aguardada 69ª edição da Travessia Itaparica-Salvador, anteriormente conhecida como Mar Grande-Salvador, está prestes a agitar as águas da Baía de Todos os Santos. O evento, que ocorrerá na manhã deste domingo, com início marcado para as 7h (horário de Brasília), promete desafiar e encantar os amantes da natação, com largada na Praia de Gameleira, na Ilha de Vera Cruz-BA, e chegada no Porto da Barra, em Salvador.

A competição de 12 km contará com a participação de 180 atletas de destaque no cenário nacional e internacional, previamente classificados no Circuito Baiano de Águas Abertas. Um evento que ganha destaque também pela inclusão do sábado na programação, oferecendo provas nas categorias Mirim e Petiz, com distâncias de 250m e 500m para crianças de 7 a 12 anos, além da aguardada prova Sprint de 1,5 km para todas as idades, saindo do Yacht Clube da Bahia em direção ao Porto da Barra.

A novidade empolgante é a estreia da Meia TIS, uma prova de seis quilômetros que terá sua largada no mar, próximo ao Porto de Salvador, e chegada no Porto da Barra. Com a participação de 120 atletas, essa modalidade promete ser um desafio à altura dos competidores.

Ao todo, são esperados 500 atletas nos dois dias de competições da Travessia Salvador-Itaparica em 2023, consolidando o evento como um dos mais importantes no calendário esportivo nacional.

Curiosidades e História Rica:

A Travessia Itaparica-Salvador é a prova de natação em mar aberto mais relevante do Brasil; Em sua 69ª edição neste ano; Com duração aproximada de quatro horas; A premiação em dinheiro de R$ 1.000,00 para o último atleta a completar a prova é uma tradição no evento.

A competição, antes chamada de Travessia Mar Grande-Salvador, foi idealizada pelo jornalista Genésio Ramos e teve sua primeira edição em 1955. Nomes notáveis como Allan do Carmo, Lourival Quirino, Marília Barreiros e Ana Marcela Cunha deixaram suas marcas na história da prova, que continua a desafiar e inspirar gerações no cenário esportivo nacional. Não perca a oportunidade de testemunhar esse emocionante capítulo da natação brasileira. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 18 Janeiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/