12 atletas feirenses participarão de evento de orientação em Foz do Iguaçu

EsportesSaiba mais

12 atletas feirenses participarão de evento de orientação em Foz do Iguaçu

Ao todo serão 23 atletas representarão a Bahia  

Crédito: Redes Sociais

De 12 a 16 de outubro, em Foz do Iguaçu acontece a XXVII Copa dos Países Latinos e o Campeonato Sul-americano de Orientação temporada 2020/2022. Feira de Santana marcará presença no evento internacional com as suas duas principais equipes de orientação, Calangos do Sertão e Caatinga Trekkers. 

Além dos clubes feirenses, a delegação baiana conta com mais duas equipes, Carcará Expedições e Aventuras e Clube Esportivo Aventureiros do Agreste. Ao todo serão 23 atletas, representando a Bahia.

Percurso

As áreas do campeonato apresentam altitude com desnível considerado, bosques, trilhas e áreas edificadas. O percurso de longa distância será em lugar de vegetação extremamente variada, com pomar, plantação de erva-mate, reflorestamento, áreas gramadas abertas e vegetação que permite corrida lenta, vegetação nativa e pequenas propriedades com culturas diversas, com córregos geralmente transponíveis.

"É a primeira vez que esta competição ocorrerá no Brasil, após ser reconhecida oficialmente pela Federação Internacional de Orientação (IOF) como Evento Regional daquela entidade, sendo as duas primeiras edições oficiais realizadas no Chile (2016) e no Uruguai (2018). Paralelamente a este evento, será realizada a Copa dos Países Latinos de Orientação, com a participação de vários países dos continentes americano e europeu. Com o eminente arrefecimento da pandemia do COVID-19, a organização está trabalhando arduamente para que o SAOC 2020/2022 seja um evento de qualidade, com características inéditas e peculiares, proporcionando satisfação a todos que nos brindarem com suas presenças", disse a reportagem do jornal Folha do Estado, Carlos Xavier presidente do Conselho Diretor da Confederação Brasileira de Orientação (CBO).

Dos 23 atletas que compõem a delegação baiana para a disputa do sul-americano, 12 atletas são da equipe feirense Calangos do Sertão, provando a força do município no esporte de orientação. "A equipe feirense Calangos do Sertão estará presente no campeonato com 12 atletas nas diversas categorias, feito inédito para o clube e uma grande referência para o esporte baiano. Participar do sul-americano é de suma importância para qualquer atleta. Ainda mais que este campeonato servirá de ranking para a seletiva do Mundial Estudantil e Universitário de 2023. Em 2018, participei no Uruguai da 2ª edição do sul-americano, trazendo a medalha de vice-campeã. Desta vez, pretendo voltar com o título de campeã sul-americana na bagagem e com muita experiência para compartilhar", relatou Erika Teles, atleta e coordenadora do projeto social Calangos do Sertão.

Quem também está confiante em bons resultados é o treinador da atleta feirense Giovanna Teles, o experiente Dreamer Rabelo. "Acreditamos muito nos bons resultados de Giovanna, onde estará se firmando ainda mais entre as melhores atletas de sua categoria ao nível internacional e se mantendo como um grande nome em breve dentro das corridas de orientação", afirmou. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 23 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/