Comissão do MEC faz visita técnica ao Hospital Clériston Andrade

EducaçãoResidência médica

Comissão do MEC faz visita técnica ao Hospital Clériston Andrade

Unidade aguarda apreciação do MEC para iniciar formação dos médicos em novas áreas 

Crédito: Divulgação

A Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), realizou terça-feira (29), uma visita ao Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). O objetivo foi avaliar a unidade hospitalar para implantação de novos programas de residência em três áreas: Anestesiologia, Neurocirurgia e Endoscopia.

Os avaliadores Jedson dos Santos Nascimento, Marcos Clarêncio, Marcos Antonio Herculano participaram inicialmente de uma reunião com a diretoria-geral e médica da unidade para tratar dos pilares para implantação de residências médicas: Infraestrutura, Preceptores e Custeio. Acompanhada por preceptores, diretores, coordenadores e membros da Coordenação de Residência Médica (COREME), a comissão percorreu as enfermarias, emergência, ambulatório, a nova enfermaria, o Centro de Hemorragia Digestiva do Interior (CHDI), o Centro de Diagnóstico por Imagem, Centro Cirúrgico, Unidades de Terapia Intensiva UTIs) e demais dependências da unidade.

"A chegada de novas residências médicas para o Hospital Clériston Andrade é de interesse do Governo do Estado, visto que já estamos em ampliação de leitos, e por sermos um hospital escola temos campo para acolher novos residentes. Diante disso, posso afirmar que o Clériston Andrade tem todos os requisitos necessários de infraestrutura e equipe para que se possa implantar novos programas de residência médica", garantiu a diretora do HGCA, Cristiana França.

Segundo o coordenador-geral da Residência Médica do HGCA, Francisco Freitas, o HGCA aguarda agora a apreciação do MEC para iniciar a formação dos médicos residentes nas novas áreas citadas. "Essa será sem dúvida uma grande conquista não apenas para o HGCA, como também para a comunidade que passará a contar com mais especialistas nestas áreas", comemorou Francisco.

Na oportunidade, a direção do HGCA mostrou para a CNRM toda a infraestrutura e capacidade que a unidade possui para receber novos cursos de residência médica.

O diretor médico, Dr. Karlos Figueredo, enfatizou que está há mais de 10 anos trabalhando no HGCA e viu de perto toda a transformação que a unidade passou. "Minha jornada de mais de uma década no HGCA testemunhou a incrível transformação que nossa unidade alcançou. Cada passo dado em direção ao progresso representa nosso compromisso com a excelência na saúde e no ensino médico", concluiu Dr. Karlos Figueredo.

A formação no Clériston Andrade teve início em 1991, com as residências em Pediatria, Clínica Médica, Cirurgia-geral, Ginecologia e Obstetrícia. Passaram-se 32 anos e atualmente o hospital dispõe de 18 vagas de residência em 4 áreas da medicina por ano: clínica médica, ortopedia, UTI e cirurgia básica e geral.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 23 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/