Famílias de estudantes atípicos participam de palestra na Escola Regina Vital

EducaçãoFormação

Famílias de estudantes atípicos participam de palestra na Escola Regina Vital

A diretora da unidade, Indaiara Carvalho, enfatizou a importância do encontro para a comunidade escolar. 

Foto: Mário Sepulveda/ FE

Na manhã desta terça-feira (8), pais de estudantes com necessidades especiais e professores da Escola Municipal Regina Vital, situada no bairro Campo Limpo, em Feira de Santana, participaram de um curso de formação, com palestras sobre a participação familiar no cotidiano escolar.

A diretora da unidade, Indaiara Carvalho, enfatizou a importância do encontro para a comunidade escolar.

"Tivemos hoje em uma reunião com as famílias de crianças atípicas ou neurodivergentes, fortalecendo o vínculo do diálogo e da aprendizagem, com a presença palestrantes. É um momento fortalecedor para a unidade escolar, entendendo que a escola precisa desse elo de ligação e que todos juntos podemos fazer com nossos alunos aprendam da melhor maneira possível."

Segundo a diretora, a unidade possui 525 estudantes matriculados, divididos em 20 turmas. Destes, 57 crianças possuem necessidades especiais.

"Nossa escola conta com a coordenação pedagógica, direção e vice-direção. Nós temos professores contratados via Reda e efetivos em todas as salas de aula. Temos um quantitativo de cuidadores e estagiários, em torno de 10, para 20 turmas. Mas estamos buscando para que todas as salas tenham seu direito garantido."

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Indaiara Carvalho acrescentou que a escola é um espaço formativo, que depende do apoio de toda a sociedade civil.

"Tudo que compreende esse processo educativo exige uma formação individual, um respeito. As escolas são parceiras, e os profissionais de educação fazem o melhor pelos filhos de vocês enquanto comunidade. "

Indaiá Oliveira Souza, assistente social da Secretaria de Educação (Seduc), falou sobre o tema da palestra.

"Hoje é um momento de refletir sobre a importância do vínculo entre a escola e a família. Recebemos o convite da diretora Indaiará, para estarmos participando deste momento, para as famílias perceberem a importância de estarem próximas da escola, de manter esse vínculo estabelecido, ainda mais se tratando de crianças com necessidades especiais. O tema da minha palestra é Famílias e escola. Se formos olhar para nossa própria história, vamos ver que nossos pais iam à escola para pegar uma nota, quando tinha alguma reclamação, ou quando tinha algum evento. Então esse é um momento de refletir em conjunto, de uma gestão democrática."

Agnelba Carvalho, mãe de uma estudante, elogiou o apoio recebido pela escola. "A gente teve um apoio muito grande da escola Regina Vital, e desde o ano passagem ela vem estudando, temos apoio das professoras tanto para Eloá, quanto para a gente, param para nos ouvir e atende nossa expectativa."

O desenvolvimento foi muito grande, na escrita e na leitura, que hoje ela desenvolveu 100%. Ela é muito acolhida tanto professores quanto pela direção. Ela hoje fala, anda, já está respondendo algumas coisas. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 15 Abril 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/