Maioria dos brasileiros são contra legalização do aborto e beijo gay em novelas
Consulta tem como intuito dimensionar o conservadorismo moral no país
Uma pesquisa feita pela Genil/Quaest computou que para 74% da população brasileira o abordo no Brasil não deve ser legalizado. A pesquisa apurou a opinião de brasileiros sobre o aborto e a exibição de um beijo gay na TV aberta.
A pesquisa tem como intuito dimensionar o conservadorismo moral no país. 25% dos entrevistados afirmaram ser a favor da legalização do aborto e 3% não responderam ou não souberam opinar. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Do total, 84% respondeu ser contra a prisão de mulheres que interrompem a gravidez. 15% são a favor da detenção e 1% não respondeu.
Sobre o beijo gay nas telinhas, 55% disse ser contra a exibição, 32% a favor e 13% não responderam ou não souberam opinar. Para a pesquisa, foi necessário que os entrevistados respondessem à pergunta "você é a favor da novela exibir beijo gay?".
As discussões em torno do assunto ganharam robustez após uma cena entre os personagens Kelvin (Diego Martins) e Ramiro (Amaury Lorenzo) no folhetim das 21h "Terra e Paixão" da TV Globo.
"O conservadorismo na sociedade é evidente na pesquisa. Mas chama atenção a postura social no caso do aborto. Embora dois terços sejam contra, quase 85% não acham que quem decidir fazer um aborto deveria ser punido com a prisão. É a primeira pesquisa a mostrar essa postura anti-punitivista neste caso", disse o diretor da Quaest, Felipe Nunes, no X (antigo Twitter).
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.