Brasil lidera BRICS e foca em comércio, clima e inteligência artificial
Nova categoria acolhe nações interessadas em integrar o bloco
O Congresso Nacional sediará, entre 3 e 5 de junho, a 11ª edição do Fórum Parlamentar do BRICS, reunindo cerca de 150 parlamentares de 31 casas legislativas. Pela primeira vez, o evento contará com países parceiros — nações interessadas em ingressar futuramente no bloco.
Criado em 2015, o fórum promove a articulação entre parlamentos dos países-membros — Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Egito, Etiópia, Irã, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Indonésia — com foco em segurança internacional, desenvolvimento sustentável e governança multilateral.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
A programação inclui encontros paralelos com deputadas e presidentes de comissões de relações exteriores. A atual presidência do BRICS, sob liderança do Brasil, tem como prioridade uma governança global mais inclusiva e temas como saúde, comércio, clima e inteligência artificial.
O grupo representa cerca de 40% do PIB global, metade da população mundial e parte significativa da produção de energia e minerais. Segundo Fabrício Cortes, coordenador do evento, o BRICS se consolida como alternativa ao G7 e propõe uma nova ordem internacional, mais multipolar e equitativa.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.