Brasil regista mais de 40 mil assassinatos em 2023, menor número em 14 anos

BrasilSegurança

Brasil regista mais de 40 mil assassinatos em 2023, menor número em 14 anos

Números foram divulgados em conferência de imprensa por Flávio Dino, ex-titular do MJSP

Crédito: Isaac Amorim/MJSP

No total, em 2023, foram registrados 40.429 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), de acordo com o sistema nacional de dados de Segurança Pública, enviados ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e divulgados em conferência de imprensa por Flávio Dino. Em comparação com 2022 a redução é de 4,17%.

Em despedida do Ministério da Justiça para vaga no STF, Dino apresentou um balanço dos seus treze meses à frente da pasta, no qual destacou uma série de avanços na segurança pública, embora tenha admitido que o Governo de Lula precisa aprofundar ainda mais as suas ações nessa área, na qual o Brasil "está longe de ser perfeito", declarou.

Dino sublinhou, em particular, a redução acentuada do número de novos registos de armas nas mãos de civis, que caiu de 135.915 em 2022 para 28.344 em 2023.

"Mostramos que menos armas e menos crimes", disse, frisando ainda a ambição do Governo em acabar com a "política armamentista demagógica", numa referência à administração do ex-presidente Jair Bolsonaro (2019-2022).

Dino foi nomeado para o Supremo Tribunal Federal (STF) e será substituído na pasta da Justiça por Ricardo Lewandowsky, ex-juiz do Supremo Tribunal Federal, que tomará posse na quinta-feira (1). 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 21 Janeiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/