Ponto e Vírgula 26/08/2023
Sobe - TCM e TCE por renovarem parceria em torno do projeto "Educação é da nossa conta".
Desce - Ministros do STF que já votaram favoráveis à descriminalização da maconha.
Não lidera
O 'tititi' durante a sessão especial, convocada pela Assembleia Legislativa da Bahia, para aprovação em segundo turno de dois projetos, o dos precatórios e o do empréstimo, as discussões de bastidores foram mais interessantes do que os discursos no plenário. A carga pesada ficou nas costas do líder do governo, Rosemberg Pinto (PT). Na avaliação da grande maioria dos deputados, o líder chega a ser um insensato. O pouco tempo que fica no plenário impede que ele interaja com os demais deputados e não tem relação estreita com nenhum deles. Se fosse no futebol, seria um reserva de banco que nunca entra no jogo. Não é aquele meio de campo que tem uma visão de 360º, e por isso, não cumpre sua missão de observar o seu entorno para evitar conflitos e com isso obter resultados, já que ele não observa o ambiente com os colegas, cabe ao núcleo do governo, puxar as orelhas, ou, pura e simplesmente fazer a troca e Vitor Bonfim (PV), está na fila. Essa é minha opinião.
Explicações
O recente sequestro de R$ 27 milhões das contas bancárias da Prefeitura de Feira de Santana, devido a uma determinação judicial para pagamento de dívida com empresa de coleta de lixo que prestou serviço ao Município nos anos 1990, não poderia ter sido alvo de acordo em gestões anteriores, segundo justificou na Câmara, o líder do Governo, vereador José Carneiro (MDB). Ele fez esclarecimentos após um vereador noticiar o fato na Tribuna da Casa, haver responsabilizado ex-prefeitos, principalmente José Ronaldo, pelo desfecho "mais oneroso", por não ter sido feito um parcelamento do débito, anteriormente.
Críticas
O deputado federal Zé Neto (PT) criticou duramente a atual prefeitura de Feira de Santana. Segundo ele, a cidade enfrenta graves problemas na segurança pública e saúde. "Sem pagar médicos, funcionários, faltando até algodão nos postos de saúde. Tenho chamado atenção, ele (o prefeito) tem que sentar com o Estado, tentar uma conversa com a secretária Roberta, com o governador Jerônimo, nós estamos à disposição. É inacreditável a gente ver o que está acontecendo em Feira", disse o parlamentar.
Passagens
Os deputados federais da Bahia, e seus assessores, gastaram R$ 2.182.397,68 em passagens aéreas durante os sete primeiros meses deste ano, de acordo com dados disponibilizados pela transparência da Câmara. Com isso, o estado liderou a estatística no Nordeste e ficou em quarto lugar na comparação nacional, atrás apenas dos deputados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. A Bahia possui a quarta maior composição da Câmara dos Deputados, com 39. À frente dos baianos estão: São Paulo (70), Minas Gerais (53) e Rio de Janeiro (46). O regimento da Casa não prevê um limite para os gastos com passagens aéreas.
Indicação
Um dos caciques do MDB baiano, Geddel Vieira Lima ironizou a indicação do diretório municipal do PT, que bateu o martelo em torno do nome do deputado estadual Robinson Almeida, para disputar à Prefeitura de Salvador nas eleições de 2024. "Candidato extraordinário, nome para vencer as eleições no 1 turno", ironizou o político nas redes sociais, na noite da última quinta-feira (24). Geddel ainda marcou o governador Jerônimo Rodrigues; o senador Jaques Wagner; o presidente estadual da legenda, Éden Valadares; o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, e o presidente de honra do partido, Lúcio Vieira Lima, na publicação.
Condecoração
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi agraciado, ontem (25), com a Ordem Dr. Antônio Agostinho Neto. A condecoração foi dada a Lula pelo presidente de Angola, João Manuel Lourenço, durante encontro em Luanda, capital angolana. "É muito honroso, para um homem que faz política há 50 anos, aos 77 anos, receber uma condecoração que leva o nome de Antônio Agostinho Neto", disse Lula, lembrando que o líder político liderou a luta pela independência de Angola. "Vou carregar essa medalha com o compromisso de que quem tem uma causa não pode parar de lutar", destacou o presidente.
INSS
O deputado federal Gabriel Nunes, do PSD, fez, uso da tribuna da Câmara dos Deputados para apresentar sua defesa em prol da redução da alíquota do INSS para os municípios brasileiros. Em seu discurso, o parlamentar baiano destacou "a importância dessa medida em um momento desafiador para as administrações municipais". Durante seu pronunciamento, o deputado Gabriel Nunes enfatizou a "relevância de uma pauta de discussão tão importante quanto a redução da alíquota do INSS, especialmente para os municípios de pequeno e médio porte".
No banheiro
A Corregedoria da Câmara dos Vereadores de São Paulo definiu que as vereadoras Cris Monteiro (Novo) e Janaína Lima (MDB) devem receber apenas uma advertência. Cris registrou boletim de ocorrência após uma briga no banheiro da Casa, em novembro de 2021. As duas começaram a discutir no plenário e foram para o banheiro. Cris relatou aos policiais que Janaína teria tentado enforcá-la. Em nota após a decisão, Cris diz que respeita o regimento e está de acordo com a decisão.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.