Ponto e Vírgula 03/04/2025
Sobe - Governo Federal, por reabrir inscrições para o novo programa Minha Casa, Minha Vida, em Feira de Santana.
Desce - Lula, por ter pior avaliação desde que assumiu o governo: 56% de desaprovação, segundo a Pesquisa Quaest.
PGM 30 anos
Depois de amanhã (05), a Procuradoria Geral do Município completará 30 anos de sua instalação. Era prefeito na época (1995), o professor José Raimundo Pereira de Azevedo. Pela PGM passaram, até o momento, cinco advogados, sendo o primeiro, Carlos Lucena (já falecido), que ficou no cargo por muitos anos. Depois vieram os advogados Cleudson Santos Almeida, Ícaro Ivvin de Almeida Costa Lima e Moura Pinho. Atualmente é o Procurador Geral o advogado Guga Leal o qual está em seu segundo mandato. Os nomes para procurador-geral do Município são indicados pelo prefeito e referendados pela Câmara Municipal, por maioria absoluta.
Associativismo
Na cerimônia de abertura do 1º Encontro Nacional de Integração do Associativismo, realizado na segunda-feira (31), na sede da Associação Comercial da Bahia (ACB), o deputado Eduardo Salles (PP), destacou a importância da articulação da sociedade civil organizada com o poder público para o fortalecimento do empreendedorismo na Bahia. O parlamentar, que representou a Assembleia Legislativa, no evento a pedido da presidenta Ivana Bastos, ressaltou que a Casa Legislativa está alinhada no propósito de contribuir para o aumento dos investimentos privados na Bahia e potencializar a geração de renda.
Secom de Jerônimo
O publicitário Marcus Vinicius di Flora é o novo secretário de Comunicação do governo da Bahia (Secom-BA). O anúncio foi feito pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), no início da semana. Marcus é mineiro, sócio-diretor da Maratea Comunicação e Ideias, e possui experiência com comunicação política. Marcus atuou como consultor e coordenou a execução de pesquisas eleitorais para campanhas de Lula, em 2002, Dilma, em 2010, e Fernando Haddad, em 2018. Para o governador a experiência de Di Flora, na área institucional foi decisiva na escolha. Segundo o governador, também pesou na decisão a passagem de Di Flora pelo marketing da Caixa Econômica e em cargo equivalente ao do publicitário Sidônio Palmeira, hoje, chefe da Secom do Planalto.
Autismo na Alba
Em moção de aplausos, em reconhecimento ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado ontem (2), o deputado José de Arimateia (Republicanos), considerou a data "de extrema importância" para a mobilização e sensibilização sobre o transtorno. Instituído em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial de Conscientização do Autismo tem como principal objetivo disseminar informações para reduzir a discriminação e o preconceito enfrentados pelas pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
IA nas escolas
O deputado Patrick Lopes (Avante), apresentou, na Assembleia Legislativa, um projeto de lei que tem como objetivo incluir a disciplina eletiva de Inteligência Artificial (IA), na grade curricular das escolas públicas da Bahia. A proposta busca preparar os estudantes para o futuro, oferecendo conhecimentos e habilidades essenciais em um mundo cada vez mais impulsionado pela tecnologia. No detalhamento do projeto de lei, o parlamentar solicita que a disciplina seja oferecida como eletiva para alunos do ensino fundamental e médio. O currículo abrangeria os fundamentos da IA, suas aplicações práticas, discussões sobre ética e impacto social, letramento digital e uma introdução à pesquisa científica.
Disputa interna
A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Ivana Bastos (PSD), afirmou que a disputa entre os deputados Fátima Nunes (PT) e Junior Muniz (PT), pela primeira viceresidência da Casa, deve ser resolvida internamente pelo partido. Segundo ela, a definição do cargo cabe ao PT, que tem direito à vaga dentro da federação composta por PT, PV e PCdoB. Segundo a presidente da Alba a votação depende da resolução do impasse dentro do partido. "É muito ruim ter dois companheiros do mesmo partido concorrendo. O ideal é que o PT defina quem será o candidato ou até apresente um terceiro nome", afirmou
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.