Ponto e Vírgula 22/07/2023

Ponto e Vírgula 22/07/2023

Sobe - Serrinha por realizar sua primeira edição de Feira Literária.

Desce - Feira de Santana por viver situação de emergência em saúde por conta do alto número de infectados por dengue.

Comendas

Uma é sindicalista e integrante do movimento de mulheres, a outra é Tenente PM e comandante da Operação Ronda Maria da Penha. Uma nasceu na cidade de Nova Soure, a outra é feirense. Em comum elas têm histórias de lutas em defesa da cidadania feminina e muita garra na construção da vida profissional. As duas receberão no mesmo dia, 2 de agosto, às 19h30, a maior honraria concedida pela Câmara Municipal, a Comenda Maria Quitéria, por iniciativa do vereador Emerson Minho (DC).

Novenário

Um momento de fé, marcado por orações, pedidos de paz, justiça e orientações para os governantes. Foi assim a terceira noite do novenário em louvor a Senhora Santana, na noite de quinta-feira (20). A Catedral Metropolitana ficou pequena para a quantidade de pessoas que foram render graças à padroeira da cidade durante a celebração, que reuniu representantes de paróquias de Feira de Santana e região e pastorais de vários segmentos. Durante a cerimônia religiosa foram prestadas homenagens às Forças Armadas, aos órgãos de Segurança Pública e os poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, representado pela presidente Eremita Mota.

PT - Bahia

O Partido dos Trabalhadores da Bahia realiza em Salvador a última mobilização dos Encontros Territoriais. A reunião que vai contar com participação de dirigentes, parlamentares e militância, será realizado neste sábado, 22, às 8h30, no Sindprev, 4, no bairro de Nazaré. A iniciativa busca fortalecer, organizar e preparar o partido para as eleições de 2024. Nos encontros foi possível mapear a quantidade de possíveis pré-candidaturas a prefeitos em diversas cidades baianas, informou o presidente do PT, Éden Valadares. "Somos um partido forte, enraizado e com grande capilaridade, e dessa rodada de Encontros Territoriais conseguimos identificar mais de 150 pré-candidaturas a prefeito do PT", destacou o dirigente, ao reafirmar que o partido não estabeleceu número de prefeituras que pretende eleger.

Força-tarefa

O governo Lula (PT) constituiu uma força-tarefa de ministros com a missão de desenhar e colocar em prática uma estratégia de aproximação com o público evangélico, ainda refratário ao presidente. Segundo interlocutores, Lula foi convencido da necessidade de definição de uma tática específica para o segmento, cuja agenda é associada ao bolsonarismo. Entre os integrantes desse time estão os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais); Paulo Pimenta (Secom); Márcio Macedo (Secretaria-Geral); Jorge Messias (Advocacia-Geral); Waldez Goés (Desenvolvimento Regional) e Wellington Dias (Desenvolvimento Social).

Alexandre de Moraes

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, é o parlamentar no ranking de ministros do STF com maior número de pedidos de impeachment no Senado desde 2021. Segundo O Globo, Moraes, que é responsável pelas investigações dos inquéritos que apuram os ataques de 8 de janeiro e também das 'fakenews', já acumula 22 pedidos. Em 2021, foram protocolados 13 pedidos de impeachment, ano passado foram cinco e outros quatro este ano. Na lista, Luís Roberto Barroso aparece em segundo lugar. Com 14 pedidos. Sete de 2021, cinco de 2022 e dois este ano.

Selo lilás

Pouco mais de uma semana depois de lançar o Selo Lilás, no Estado da Bahia, em evento realizado no auditório da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no bairro do Cabula, em Salvador, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) a regulamentação do Selo Lilás. A saber, o Selo Lilás é uma certificação que busca reconhecer empresas que comprovem a promoção de ações de valorização da mulher e de enfrentamento da desigualdade de gênero no ambiente de trabalho, com o objetivo de incentivar a eliminação de todas as formas de discriminação referentes ao acesso, remuneração, ascensão e permanência no emprego.

PCdoB

O nome da deputada estadual Olívia Santana foi aprovado, pelo comitê municipal do PCdoB, para disputar a Prefeitura de Salvador nas eleições de 2024, por meio da federação PT-PCdoB e PV. A batida de martelo foi definida na última quinta-feira (20), durante reunião do diretório, no Sindicato dos Bancários. Após o encontro partidário, a deputada afirmou que se "sente honrada e pronta para a tarefa". A pré-candidata ainda defende o debate sobre projetos para a capital baiana ao lado da população. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 22 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/