Ponto e Vírgula 20/07/2023
Sobe - Petrobras por reduzir preço do gás natural em 7,1% para distribuidoras.
Desce - Prefeito por ser multado pelo TCM-BA por contratação irregular de empresa.
Conselho político
O governador Jerônimo Rodrigues (PT), quando indagado sobre qual será seu candidato em determinado município, diz: "O nosso candidato será o que o Conselho Político [composto de 11 partidos da base] definir. Vamos trabalhar a unidade no máximo que podermos. Onde não puder, vamos com mais de um nome".
João Leão
O ex-vice-governador da Bahia, João Leão (PP), despistou sobre a possibilidade de se candidatar a prefeito de Lauro de Freitas no ano que vem. A cidade da Região Metropolitana de Salvador é um dos maiores colégios eleitorais do parlamentar. "Eu dou privilégio aos outros. Sou deputado federal, tenho mandato, posso ajudar muito a cidade encaminhando recurso. É possível [a candidatura], mas eu acho que poderia ser mais útil como deputado federal", disse.
Barra da Estiva
O vereador de Barra da Estiva, na Chapada Diamantina, Valdinei da Silva Caires, conhecido como "Bô" (PP) se tornou réu por feminicídio, crime cometido pela condição de mulher da vítima. Após denúncia do Ministério Público do Estado (MP-BA), a Comarca de Barra da Estiva acatou a ação. Valdinei da Silva Caires é acusado pela morte de Beatriz Pires da Silva, de 25 anos. A jovem segue desaparecida desde 11 de janeiro deste ano. À época, Beatriz estava grávida de três meses.
ACM Neto
Ex-prefeito de Salvador e presidente da Fundação Índigo, ACM Neto usou ontem (19), os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre os péssimos indicadores de saneamento básico na Bahia para criticar o PT, partido que há 17 anos governa a Bahia. "A Bahia, infelizmente, só piorou nos últimos 17 anos em que o Estado é governado pelo PT. E, quando a gente olha a situação como um todo, é claro que isso é muito mais grave no interior", disse ACM Neto, em gravação divulgada nas redes sociais.
Rui Costa
O presidente Lula (PT) está em negociações avançadas com os partidos PL e Republicanos para compor o seu governo, mas ele negou categoricamente a possibilidade de deslocar o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), para a presidência da Petrobras, a fim de abrir espaço para os pretensos aliados do Centrão. Lula afirmou enfaticamente que essa decisão é de sua alçada como presidente, não do partido que pleiteia ministérios."Não existe. Estou te dizendo com todas as palavras, não existe a possibilidade", declarou Lula.
Augusto Aras
Apesar de contar com o apoio do líder do governo no Senado, Jaques Wagner, e do ministro da Casa Civil, Rui Costa, o procurador-geral da República, Augusto Aras, ainda enfrenta resistência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com a colunista Bela Megale, do jornal O Globo, até agora, o presidente não tem se mostrado simpático à ideia para os que tentam convencê-lo a manter Aras no posto e dá sinais que sua tendência seria não mantê-lo.
Reforma ministerial
O governo federal segue na articulação com o Centrão para uma possível reforma ministerial. No entanto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mesmo cumprindo agenda em Bruxelas, capital da Bélgica, fez questão de deixar claro na quarta-feira, 19, que "não são os partidos que pedem ministérios, é o presidente quem oferece". A declaração do petista acontece após o líder do governo na Câmara dos Deputados, deputado federal José Guimarães (PT-CE), afirmar que a entrada de quadros do Progressistas (PP) e do Republicanos na Esplanada dos Ministérios "está consolidada".
Placas veiculares
Placas veiculares poderão voltar a informar o município e o estado de registro do veículo. É o que estabelece o PL 3.214/2023, em análise na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Se aprovada, a matéria seguirá para votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). De autoria do senador Esperidião Amin (PP-SC), a proposição altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503, de 1997).
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.