Ponto e Vírgula 19/08/2023

Ponto e Vírgula 19/08/2023

Sobe - Mobilização popular no distrito da Matinha em realização do dia D de combate à dengue.

Desce - Pessoas que ainda se descuidam no combate à dengue e acabam deixando focos de proliferação para o mosquito assassino em suas residências.

O substituto

Na edição de ontem (18), informamos, que, em caso de manutenção da decisão judicial do eleitoral de Feira de Santana, cancelando a chapa de candidatos do Patriotas, retirando assim o mandato de Correia Zezito, mas, que ainda tem recurso da decisão, em tese, quem o substituiria, é o ex-candidato Carlinhos Cabeção (PSC), e não, Lulinha de Jesus (UB), como informamos na edição. A maior média partidária, depois de distribuir os cargos, é dele, com 10.630 votos.

Potencial do lago

Na manhã de ontem (18), sob a coordenação do vereador Jurandy Carvalho (PL), um grupo de convidados seus, fizeram um passeio do rio Jacuípe até parte do lago Pedra do Cavalo. Teve o vereador a intenção de mostrar a alguns políticos, empresários e especialmente radialistas e jornalistas, o potencial que representa o lago para ser utilizado como vetor econômico, área de lazer e esporte. Quem participou ficou impressionado com as possibilidades que se apresentou para utilização do lago. Imperativo se faz que os pré-candidatos se dediquem a incluir nos seus programas o aproveitamento do manancial que não o de apenas fornecer água a 7 milhões de baianos.

Insistente

O ex-deputado estadual e atual Secretário Extraordinário de Relações Interinstitucionais, pastor Tom, insiste em afirmar que Feira precisa de mudança no comando da prefeitura, depois de 20 anos do mesmo grupo. Na verdade, Tom, são 24 anos. E, se colocou mais uma vez como candidato a prefeito para representar a periferia, sendo uma terceira via, isso aconteceu essa semana, numa reunião com dois pastores e algumas pessoas mais. Tom tem se mostrado incansável no carimbo que dá para a mudança em Feira de Santana, sendo ele esse representante.

Informações

A Prefeitura de Feira de Santana deverá fornecer informações, à Câmara Municipal, sobre o quantitativo de medicamentos vencidos decorrentes do estoque das unidades do Programa de Saúde da Família e da Atenção Básica. O questionamento está sendo feito pelo Legislativo através de requerimento de autoria do vereador Jhonatas Monteiro (PSOL), aprovado esta semana em plenário. O Poder Executivo também está sendo inquirido, no documento, sobre a forma como é feito, eventualmente, o descarte dessas substâncias inutilizadas. O requerimento questiona se as unidades de saúde do Município dispõem do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, conforme exige a Resolução Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), de número 358/05.

PGM

O procurador geral do Município, Guga Leal, determinou a criação de uma representação da PGM de Feira de Santana, para atuar na Fundação Hospitalar. A advogada Luciana Silva Assis foi designada como titular do cargo. Conforme portaria da PGM, a representação da entidade se limitará à emissão de pareceres sobre a legalidade de editais de licitação, além de pareceres em processos de baixa complexidade, entendidos como prorrogações de prazos e concessão de reajuste contratuais, acompanhamento de prazos das demandas oriundas do Poder Judiciário, Ministério Público Federal e Estadual, Tribunais de Contas, dentre outros´.

Via Bahia

A Procuradoria Geral da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) indeferiu o pedido de criação da CPI da ViaBahia, que pretendia apurar os serviços administrados pela concessionária nas BR's 116 e 324. O parecer técnico emitido pela Casa alega "absoluta incompetência legislativa" para investigar a empresa. O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Adolfo Menezes (PSD), afirmou que deve seguir as recomendações da Procuradoria, assim como fez quando recebeu o mesmo parecer sobre a instalação da CPI do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), proposta pelo deputado estadual Leandro de Jesus (PL).

Mãe Bernadete

O presidente Luiz Inácio da Silva ligou, na manhã de ontem (18), para o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), para deixar sua consternação pelo homicídio da líder quilombola Bernadete Pacífico, na noite de quinta-feira (17). O presidente enviou também sua condolência à família e amigos de Bernadete. Durante a ligação, o governador lamentou o fato e relatou ao presidente que as Polícias Militar, Civil e Técnica foram a Simões Filho para iniciar as investigações do caso.

Roma

Ao destacar a importância de fazer política como vocação e não como profissão em palestra na Escola de Formação de Líderes Políticos, o presidente estadual do PL, João Roma, que coloca seu nome na mesa para as eleições de Salvador pelo PL em 2024, foi enfático ao afirmar guiado pelo ideal de promover o bem-comum, é fundamental não se deixar levar por vaidades ou interesses pessoais, o que ele tem adotado, por exemplo, na condução do PL em vistas das eleições municipais de 2024. "Precisamos fazer dessas eleições do ano que vem uma oportunidade para que o Brasil e a Bahia voltem a crescer", declarou. O evento foi coordenado pelo ex-deputado federal Gerson Gabrielli. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 17 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/