Ponto e Vírgula 19/07/2023
Sobe - O desempenho de Lula nessa última viagem à Europa.
Desce - Ministro Barroso por fazer discurso político-partidário em evento da UNE.
Desoneração
Já está tramitando na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei (PL) 334/2023, que prorroga por quatro anos a desoneração da folha de pagamento para vários setores da economia, e que reduz de 20% para 8% a alíquota da contribuição previdenciária dos municípios com até 142,6 mil habitantes. O projeto foi relatado pelo senador Angelo Coronel (PSD-BA), e após ter sido aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, seguiu diretamente para a Câmara, por não ter recebido emendas em Plenário.
Barreiras
A Justiça Eleitoral acatou um pedido do Ministério Público da Bahia (MP) e declarou a inelegibilidade do ex-prefeito do município de Barreiras Antonio Henrique de Souza Moreira, pelo prazo de oito anos. Moreira foi condenado por abuso de poder político no pleito de 2016 ao utilizar, quando prefeito candidato à reeleição, o site oficial da Prefeitura para a prática de publicidade vedada em período eleitoral. O ex-gestor da cidade localizada no oeste baiano também foi condenado ao pagamento de multas eleitorais por ter contratado e demitido servidores da Prefeitura em período proibido por Lei.
Damares
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) se tornou uma das apostas para disputar as eleições presidenciais de 2026, após a inelegibilidade de Jair Bolsonaro (PL). De acordo com a coluna Painel, do jorna Folha de S. Paulo, parlamentares avaliam que, mesmo que ela não vença a disputa, poderia ajudar a ampliar a bancada evangélica, no Congresso. Além disso, o incentivo para que a senadora participe da eleição se ancora na percepção de que a ex-ministra tem um apelo muito grande entre os evangélicos, que representam mais de 30% da população.
PSDB
A direção estadual do PSDB renovou a direção da legenda em Feira de Santana. Desde o dia 2 de junho até o dia 31 de agosto, Eremita Mota continua na presidência. O ex-vereador João Zito Borges é o vice-presidente. O ex-vereador Wellington Andrade também está na direção, na condição de vogal. (Bahia Na Política)
Senado
O Senado já recebeu seis pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2023, segundo levantamento feito pela coluna de Igor Gadelha, do portal Metrópoles, por meio de dados da Casa. Segundo o levantamento, o recordista é o ministro Alexandre de Moraes, com quatro pedidos. Há também requerimentos de impeachment contra os ministros Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso.
Monitoramento político
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) comentou, ontem (18), sobre o pedido da PGR que solicita ao Supremo Tribunal Federal (STF) o envio de dados das redes sociais de Bolsonaro sobre as publicações envolvendo urnas eletrônicas, eleições e Forças Armas, além da lista de seguidores do ex-mandatário. Conforme informações da coluna Guilherme Amado, do portal Metrópoles, a medida foi considerada "inaceitável e absurda" pelos advogados de Bolsonaro.
O arrependimento
Nas mídias sociais, um indivíduo que já apoiou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) viralizou ao divulgar um vídeo, no qual aponta a redução dos preços de produtos em um mercado, enquanto critica a política econômica adotada por Bolsonaro e seu então ministro, Paulo Guedes. Identificado como Jackson Villar, esse empresário anteriormente organizava motociatas em apoio ao ex-presidente, intituladas "Acelera para Cristo", e também foi um dos envolvidos na coordenação de bloqueios de estradas após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições de 2022. No vídeo, Jackson Villar escreveu: "Já passou da hora do povo acordar". Ele inicia mostrando o preço do óleo, que agora está em R$ 5,20, enquanto comenta: "Isso aqui chegou a quase 15 paus. Hoje está R$ 5. Viu, Paulo Guedes? Pilantra".
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.