Ponto e Vírgula 12/08/2023

Ponto e Vírgula 12/08/2023

Sobe - O volume de recurso do novo PAC, especialmente, no que diz respeito ao investimento na Bahia.

Desce - O Ten-Coronel Cid, por prestar depoimento na CPI do 8 de março, fardado como militar do exército. Como quisesse amedrontar os inquisidores. O Exército deve proibi-lo de usar a indumentária, tão respeitada pelo o povo brasileiro, como forma de se esconder atrás dela.

Agora vai

O ex-deputado e hoje secretário, Carlos Geilson, ainda não declarou o que farar nas eleições de 2024. De forma tímida, acenou que poderia disputar a prefeitura, mas depois que assumiu secretaria, tudo indica que abandonou essa vontade. Pois bem, nesta última semana, interlocutores do deputado acenam a possibilidade do lançamento de sua candidatura a vereador em Feira de Santana. Esse, avaliou que, em conjunto com outros seguidores, que depois de Geilson estar em queda de votos nas duas últimas eleições, o único caminho agora é disputar a vereança e buscar a presidência da Câmara. Isso lhe daria a musculatura perdida com os dois revés, para retornar como um candidato viável a deputado. "Agora vai dar tudo certo", como na sua música que tanto o acompanhou nas candidaturas.

Visita

A presidente da Câmara de Feira, Eremita Mota (PSDB), recebeu a visita da diretoria da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), formada pelo presidente da entidade, Ernesto Marques, o tesoureiro, Antônio Matos e o representante local, Jair Cezarinho. Na pauta, esteve o convite para a celebração dos 93 anos da ABI e o retorno da seções nas principais cidades do interior da Bahia, incluindo Feira de Santana.

Guerra fria

Em entrevista à imprensa nesta semana, o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (UB), continuou firme na ideia de que só tratará das eleições de 2024 a partir de fevereiro do próximo ano. Mas, que quer seu grupo unido e não se furtará em dialogar com todos os quadros, mas, quanto a Pablo Roberto (PSDB), que foi secretário em gestões de Ronaldo e afirma que será sim candidato à prefeitura de Feira, Ronaldo se recolhe e diz apenas: "Ele tem acesso a mim".

TEA

Seminários, palestras e cursos vão ser realizados em Feira de Santana, anualmente, a Semana Municipal de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Assim preconiza um projeto de lei aprovado em segunda votação, pela Câmara, de iniciativa da vereadora Lu de Ronny (MDB). A campanha de esclarecimento acontecerá na primeira semana de abril e deve ser incluída no Calendário Oficial do Município. O Poder Executivo será responsável por realizar diversas ações por meio de suas secretarias, visando promover a capacitação do público interessado. Também proporcionará treinamentos para os profissionais que atuam nas áreas de saúde e educação. Segundo Lu de Ronny, o objetivo é possibilitar que as pessoas, dentro do espectro autista, recebam tratamento adequado e sejam inseridas na sociedade.

Saúde baiana

O presidente da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FECBAHIA), Thiancle Araújo, e os 23 presidentes dos Consórcios Públicos Interfederativos de Saúde do Estado da Bahia se reuniram com o governador Jerônimo Rodrigues e a secretária da Saúde, Roberta Santana, para discutir estratégias que impulsionem a qualidade e a expansão dos serviços de saúde oferecidos. Durante a reunião, foram abordados temas como a atuação das policlínicas regionais no sistema de saúde, a de realização de mutirões para exames e cirurgias eletivas e a regulação.

Rolex

Além do pai de Mauro Cid, Mauro César Lourena Cid, as buscas realizadas pela Polícia Federal (PF) incluem Frederick Wassef, advogado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e Osmar Crivelatti, tenente do Exército e que também atuou na ajudância de ordens da Presidência. Os mandados fazem parte da operação que investiga a venda ilegal de presentes dados ao governo por delegações estrangeiras. Entre eles, o relógio da marca Rolex, presente de autoridades sauditas em uma viagem, que teria sido negociado por U$ 60 mil, quase R$ 300 mil.

Sem acordo

A reunião entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e representantes de servidores públicos federais para debater a campanha salarial de 2024, terminou sem consenso. Esta é a terceira reunião do ano com a Mesa Nacional de Negociação Permanente, que foi reinstalada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em fevereiro. O encontro aconteceu na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Brasília, na última quinta-feira (10). Anulação de provas Através de suas redes sociais, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), comentou a anulação das provas que o envolvem em investigação da Polícia Federal (PF) sobre aquisição de kits robótica. "Passei dias sendo exposto e injustiçado, mas sempre confiei plenamente no Poder Judiciário, um pilar fundamental na garantia dos direitos do cidadão", disse.

Queixa-crime

O atual presidente do STF, Luís Roberto Barroso, será o relator da queixa-crime feita pela deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) contra o presidente da CPI do MST, Coronel Zucco (Republicanos-RS). O deputado é acusado de difamação ao afirmar que a parlamentar teria usado doença do seu irmão como forma de atingi-lo. A deputada federal também solicitou a atuação do Conselho de Ética contra Zucco após falas gordofóbicas e machistas direcionadas à ela.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 22 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/