Ponto e Vírgula 12/04/2025
Sobe - Deputado Binho Galinha, por resgatar tradição do Arrastão na Micareta, através de emenda parlamentar.
Desce - Prefeito Rodrigo Calazans (de Aurelino Leal), por ter as contas rejeitadas pelo TCM, relativas ao ano de 2023.
Guarda Mirim
O deputado Binho Galinha apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), uma indicação para que o Governo do Estado garanta apoio institucional para que a Associação São José de Assistência ao Menor (Asjam), sediada no distrito de Maria Quitéria, zona rural de Feira de Santana, possa retomar o projeto social Guarda Mirim, extinto em 2015. A solicitação foi endereçada ao governador Jerônimo Rodrigues. Em sua justificação, o parlamentar explica que, fundada há 32 anos, a Asjam atendeu crianças e jovens através do Guarda Mirim, formando e conseguindo emprego para mais de cinco mil jovens.
Novo concurso
A Câmara Municipal de Feira de Santana vai realizar um novo concurso público para provimento de cargos efetivos. O anúncio foi feito ontem (11), pelo presidente da Casa, vereador Marcos Lima (União Brasil). Ele pretende publicar o edital do certame até o último trimestre deste ano. À imprensa, o dirigente informou que já estão em andamento os estudos técnicos necessários para viabilizar o processo seletivo, incluindo a definição dos cargos, quantitativos de vagas e requisitos para ingresso.
Novidade
Uma das principais novidades deverá ser a criação do cargo de Policial Legislativo Municipal. A proposta foi incluída nas análises de viabilidade com base em experiências no Senado Federal, Câmara dos Deputados, assembleias legislativas e algumas câmaras municipais. A Polícia Legislativa tem como função principal garantir a segurança institucional da Câmara e seus anexos. O efetivo será responsável pelo policiamento ostensivo, preservação da ordem, segurança de servidores, parlamentares no exercício de suas funções, visitantes e do público presente durante as sessões.
Devolução
A Câmara Municipal informou em seu site oficial que já começou a realizar a devolução dos valores pagos pelas pessoas que se inscreveram no concurso público do ano de 2022. Os candidatos inscritos e com a taxa de inscrição quitada devem preencher um formulário para a solicitar a devolução do valor pago. Além de preencher todos os campos, os candidatos devem encaminhar o comprovante da inscrição e do pagamento. O formulário pode ser preenchido no site da Câmara.
Novo canal
Um novo canal de TV pública, com sinal aberto, em Feira de Santana, pode se tornar realidade. É este o objetivo do presidente da Câmara, Marcos Lima (UB), que anunciou o projeto, em coletiva de imprensa, que concedeu na manhã de sexta-feira (11), no plenário da Casa. A futura TV Câmara, da Casa da Cidadania, será voltado não apenas à divulgação das atividades legislativas, mas também estará voltada para a cultura, o esporte, a economia e outros temas de interesse da sociedade. Colocar no ar este novo canal de televisão é uma das metas de Marcos Lima, nesses dois anos em que presidirá o Legislativo Municipal.
Respeito e colaboração
Uma relação "respeitosa e colaborativa" com o Poder Executivo, este é o propósito do presidente da Câmara, Marcos Lima, no biênio 2025-2026, em que estará à frente da Casa. Ele reforçou, ontem, o seu conceito de manter harmonia e independência entre os poderes. O foco deste entendimento "fundamentado no equilíbrio", disse ele, é a "solução dos problemas da cidade, por meio do atendimento das demandas apresentadas pela população".
Guarda Municipal
O deputado José de Arimateia (Republicanos) apresentou, na Assembleia Legislativa, uma moção de congratulação e aplausos pela passagem dos 132 anos, da Guarda Municipal de Feira de Santana, completados no dia 25 de março. O parlamentar afirmou que, ao longo dos anos, seus integrantes construíram uma história marcada pela integridade, profissionalismo e amor à cidade. Ele solicitou que a Casa dê ciência da homenagem ao comandante da instituição, Marcos Dantas.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.