Ponto e Vírgula 11/04/2025

Ponto e Vírgula 11/04/2025

Sobe - Câmara de Feira, por promulgar lei, que garante meia-passagem de ônibus, também para estudante de curso técnico-profissionalizante. 

Desce - Prefeitura de Juazeiro, por irregularidades em procedimentos licitatórios e na contratação de serviço de transporte escolar, em 2018.  

Indireta 

Durante entrevista, na manhã de ontem (10), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), foi questionado sobre a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar as ações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Em resposta, o governador defendeu a autonomia do Legislativo, mas sugeriu que o foco também poderia se voltar para outros temas, como a atuação das empresas responsáveis pela coleta de lixo no Estado. A fala foi interpretada como uma referência indireta à Operação Overclean, deflagrada em 2024 pela Polícia Federal. As buscas ocorreram inclusive, em Salvador, tendo como um dos alvos o empresário Marcos Moura, que também integra a executiva do União Brasil.

'Prefeito tiktoker' 

A Polícia Federal, deflagrou, ontem (10), uma operação para desarticular um esquema de desvio de recursos públicos da saúde, em Sorocaba (SP). Segundo apurado pela CNN, um dos alvos da ação é o prefeito da cidade, Rodrigo Manga (Republicanos), conhecido nas redes sociais como "prefeito tiktoker". Além de buscas em endereços ligados a Manga, como sua residência e a sede da prefeitura, a PF também cumpriu mandado de busca e apreensão, na cidade de Vitória da Conquista, na Bahia. Segundo a corporação, mais de 100 agentes atuaram na operação Copia e Cola, que cumpriu 28 mandados, em cidades do estado de São Paulo e na Bahia.

Reconhecimento 

A Associação de Mães e Pais de Autistas (Instituto AMPA), receberá o título de Utilidade Pública Municipal. Projeto de Lei do vereador Lulinha da Gente (UB), aprovado ontem (10), em segunda votação, garante o reconhecimento. Trata-se de uma entidade que tem vários objetivos comunitários, entre os quais combater a fome e defender os direitos das pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além do esforço pela alimentação de pessoas em condição de vulnerabilidade, o Instituto atua na assistência em questões de saúde, cultura, lazer, educação, habitação e geração de emprego e renda da população de baixa renda. O projeto segue agora para a sanção do Poder Executivo.

Novo corregedor 

O deputado federal Diego Coronel (PSD-BA), foi nomeado novo Corregedor da Câmara dos Deputados. A indicação partiu do líder do PSD, na Casa, Antônio Brito, e foi oficializada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), com publicação, no Diário da Câmara. Coronel assume o posto, no lugar do deputado Domingos Neto (PSD-CE), que exercia a função anteriormente.

Oposição irritada

A oposição tem reclamado da proximidade do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, com o governo. A narrativa de que Motta fez acordo com os dois lados ganhou força após o próprio admitir que vem tratando com Lula uma "solução" para os condenados pelos atos golpistas do 8 de Janeiro. A informação é da coluna de Guilherme Amado, do portal PlatôBR. 

FAB 

O governo Lula (PT), passou a emprestar ao STF (Supremo Tribunal Federal), aeronaves da FAB (Força Aérea Brasileira), desde 2023, para viagens dos ministros da corte. Os nomes dos passageiros desses voos não são divulgados, e parte da lista é mantida sob sigilo pelo período de cinco anos. Antes, apenas o presidente do Supremo tinha um avião oficial à sua disposição. Os demais ministros do tribunal costumavam pegar carona em voos solicitados por outras autoridades, como ministros de Estado. 

Popularidade 

Presente em Salvador para a inauguração da nova unidade do SineBahia - Casa do Trabalhador, localizada no Terminal da Estação de Metrô Pituaçu, ontem (10), o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT), descartou qualquer tipo de desgaste do governo Lula após a saída de Juscelino Filho (União), do ministério das Comunicações. Juscelino Filho (União Brasil), decidiu pedir demissão do cargo, na terça-feira (8), após ser denunciado da PGR (Procuradoria-Geral da República), por supostos crimes relacionados ao desvio de emendas parlamentares.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 15 Abril 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/