Ponto e Vírgula 10/04/2024

Ponto e Vírgula 10/04/2024

Sobe - União Europeia, por aprovar medidas de retaliação contra 'tarifaço' de Trump, fazendo-o recuar da medida. 

Desce - Nilvinha, ex-prefeita de Ibititá, por tornar-se inelegível por 8 anos. 

Inelegível 

Em sentença proferida, na terça-feira (08), o juiz eleitoral João Paulo da Silva Bezerra determinou a cassação dos registros de Nilva Barreto do Santos e Raul Bastos Machado Neto, nas Eleições 2024, assim como declarou a INELEGIBILIDADE da ex-prefeita de Ibititá, por 8 (oito) anos. À época, Nilvinha, como é conhecida, era candidata à reeleição. Mas, antes do pleito, o Ministério Público da Bahia (MP-BA), deu início a uma ação de investigação judicial levando em conta que, em abril daquele ano, o município promoveu a contratação de pessoal "com valor global de R$ 9.749.400,00 (nove milhões, setecentos e quarenta e nove mil e quatrocentos reais), viabilizando a admissão, mediante terceirização, de grande quantidade de eleitores locais".

Transporte gratuito 

A Prefeitura deve disponibilizar de forma gratuita, por meio de caçambas, para famílias de baixa renda, o transporte e descarte de entulho e outros restos de material de construção. A sugestão foi apresentada pelo vereador Lulinha da Gente (UB), durante discussão, na Câmara, sobre a problemática do lixo, jogado em terrenos baldios, ou mesmo no meio da rua, prática comum em Feira de Santana, que compromete a limpeza da cidade, concorrendo para a poluição de rios e lagoas. Assim, Lulinha propõe ao Município a criação do "disk papa-entulho", serviço à semelhança do já existente "bota-fora", para ajudar as pessoas carentes, que precisam descartar materiais diversos, quando fazem reformas ou construção de imóveis.

Ecopontos 

A criação de ecopontos, locais estruturados, distribuídos em vários locais da cidade, para recepção de materiais inservíveis, recolhidos principalmente pelos carroceiros, está sendo sugerida por vários vereadores, ao Governo Municipal. O assunto foi amplamente debatido, no final da sessão de terça (8), da Câmara. "Carroceiros não têm como atravessar a BR e levar o lixo para descartar, de forma correta, no aterro sanitário", disse o vereador Gean Caverna (Podemos), ao defender a proposta.

Até quando? 

Apesar de possuírem qualificação profissional exigida pelo mercado, as pessoas que convivem com a surdez, nesta cidade, não estão conseguindo acesso a vagas de emprego, nas empresas locais. Esta realidade foi apresentada, na Tribuna Livre da Câmara, ontem (9), pela presidente da Associação de Surdos de Feira de Santana, Elaine Figueiredo. A situação, segundo ela, tem gerado "angústia e descontentamento" quanto à expectativa desta comunidade. Formada em Letras Libras pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pós-graduada em Inclusão e Libras, ela reclamou que o setor empresarial não tem admitido em suas organizações "surdos que sinalizam" e precisam de intérprete de libras: "Dão prioridade aos que utilizam a língua portuguesa oral, como forma de comunicação e expressão. Isso é muito difícil para nós. Até quando vão manter esta exclusão?".

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 15 Abril 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/