Ponto e Vírgula 06/07/2023

Ponto e Vírgula 06/07/2023

Sobe - Fundação Hospitalar por ultrapassar marca de 400 mil atendimentos no primeiro semestre de 2023.

Desce - Estabelecimento flagrado pelo Sistema de Inspeção Municipal com carne imprópria para consumo em Feira de Santana.

ACEFS

Com a eleição da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS), ocorrida na noite de terça (4), o empresário Genildo Melo foi reeleito para mais um mandato na presidência da entidade, entre os anos 2023/2025. A votação aconteceu durante todo o dia, na sede da entidade, localizada no Largo São Francisco, bairro Kalilândia, com grande participação dos associados. Genildo Melo avaliou que o fato de ter sido reeleito em chapa única aumenta a responsabilidade de toda a diretoria e reafirmou o propósito de continuar desenvolvendo a prática do associativismo e apoio aos pequenos e médios empreendedores.

Novas datas

Dois projetos que criam datas municipais e três propostas que incluem festas populares ao Calendário Oficial de Eventos de Feira de Santana foram aprovados pela Câmara Municipal, no encerramento das sessões ordinárias deste primeiro semestre. Agora, todos aguardam a sanção do Poder Executivo para se tornarem lei. A Cavalgada Feminina do Distrito Governador João Durval Carneiro (Ipuaçu) é um dos festejos que agora fará parte deste calendário, pelo Projeto de Lei é o 78/2023, de iniciativa do vereador Jurandy Carvalho (PL). A Cavalgada da Lua, realizada no mês de março, em Tiquaruçu, também será adicionada ao Calendário Oficial. A inclusão do festejo está prevista no Projeto de nº Lei 72/2023, proposto pela presidente do Legislativo feirense, vereadora Eremita Mota (PSDB). Outra festa popular que integrará o instrumento, através do Projeto de Lei nº 58/2023, do vereador Paulão do Caldeirão (PSC), é a Lavagem de Jaguara.

Vigilância nas escolas

A utilização do serviço de vigilância nas escolas de Feira de Santana pode contribuir na prevenção e proteção de alunos, professores e funcionários contra possíveis crimes de violência nos estabelecimentos de ensino. É o que pretende o projeto de lei de autoria do vereador Lulinha (UB), aprovado em segunda e última votação pela Câmara Municipal. Pela iniciativa, tanto as instituições de ensino da rede municipal quanto da particular, estão autorizadas a contratar vigilantes, devidamente habilitados, para a prestação do serviço.

Robinson Almeida

O deputado estadual Robinson Almeida tem buscado reunir apoios para ser considerado viável como candidato a prefeito de Salvador em 2024. Informações de bastidores apontam que o parlamentar desponta como um nome possível dentro do PT, em um contexto que envolve disputas dentro da federação do partido com PCdoB e PV. Ontem (5), Robinson esteve com o presidente estadual do PT, Éden Valadares. Ainda que não apareça tão em destaque, o vice-governador Geraldo Jr. (MDB) é citado como um nome em potencial, mas também não viria a ser filiado ao PT.

Sessão solene

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) participou, na manhã de ontem (5), da sessão solene no Congresso Nacional que celebrou os 200 anos do 2 de Julho, data em que se comemora a Independência da Bahia. Durante o evento, o governador enfatizou a luta para que a história da Independência do Brasil na Bahia seja reconhecida nacionalmente. Ele também argumentou que é necessário que a história oficialize nos livros as heroínas e heróis baianos que lutaram em defesa da liberdade da Bahia e do Brasil.

Negócios

O presidente Lula (PT) prometeu construir um Instituto Federal de Educação e um hospital do câncer em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, em troca da saída de Daniela Carneiro (União) do Ministério do Turismo. O marido da ministra, Waguinho, e prefeito da cidade, negocia uma nova posição para ela no governo, de acordo com informações do Jornal O Globo.

Recordista

O presidente Lula (PT) liberou um lote de R$ 2,1 bilhões em emendas parlamentares e bateu um novo recorde, em meio a negociações com o Congresso para aprovar projetos da área econômica. A autorização de repasses ocorreu na terça-feira (4) e se concentrou em recursos do Ministério da Saúde, que vinha sendo bastante criticado pelo centrão pela demora na destinação do dinheiro das emendas.

DNIT

Com o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível, o PL começou a participar da distribuição de cargos no governo Lula. O presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto, liberou parlamentares da bancada para negociarem com o Palácio do Planalto, enquanto a ala bolsonarista faz a oposição mais radical. O movimento começou a surtir efeito e o partido emplacou um aliado no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Lula indicou o engenheiro Fábio Pessoa da Silva Nunes para a Diretoria de Infraestrutura Rodoviária do DNIT, uma das mais importantes do órgão. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 25 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/