Ponto e Vírgula 05/08/2023

Ponto e Vírgula 05/08/2023

Sobe - Instituto Família Azul Ildes Ferreira de Oliveira, ao instaurar em Feira primeira biblioteca adaptada para autista no Brasil.

Desce - Suspeitos de fraudes bancárias na Caixa Econômica Federal, em Feira, com uso de documentos falsos e pagamentos via PIX.

Adesões

Já no quinto mandato de vereador, José Carneiro (MDB) tem ampliado suas bases, de olho na reeleição em 2024. A mais nova adesão é o ex-vereador, em duas oportunidades, Robeci da Vassoura. (Bahia na Política).

Dayane Pimentel

A ex-aliada de Jair Bolsonaro (PL) e ex-deputada federal feirense, Dayane Pimentel (UB), fez um comentário polêmico sobre a operação da Polícia Federal contra a deputada Carla Zambelli (PL). A parlamentar é investigada por planejar uma invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ainda de acordo com a PF, Zambelli teria sido responsável por financiar as tentativas de invasão às redes sociais do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. "A sede pelo poder, a gana pelos aplausos dos incautos, a ambição política são apenas algumas características que levaram essa gente para o fundo do poço… o principal, claro, é a falta de caráter. Bolsonarismo é isso: esconderijo para bandido", disse Pimentel.

Construção de candidaturas

Enquanto o governador Jerônimo Rodrigues (PT) não convoca o conselho político para tratar de definições sobre as eleições de 2024, os partidos da base aliada se movimentam na construção de candidaturas tanto da capital quanto no interior do Estado. Siglas como o próprio PT, o PSD, o PCdoB, o MDB e o PSB ampliaram o grau de articulação visando a apresentação de nomes, sobretudo nas maiores cidades. Jerônimo tem prometido convocar novamente os aliados para tratar do pleito de 2024. Havia a expectativa, inclusive, de que o encontro acontecesse em julho, mas não se concretizou.

Articulação

Estruturado e com mais capilaridade, o PT é um dos partidos mais avançados quando o assunto é articulação visando o pleito municipal. A legenda, que promoveu diversos encontros territoriais, anunciou a identificação de 176 pré-candidaturas a prefeito petistas e tem negociado a filiação de gestores com mandato. Em Salvador, a Executiva municipal petista decidiu que deve ter candidatura própria, o que motivou críticas de aliados como o MDB e o PV, que consideraram prematuro. Em Feira, o PT confirmou que vai lançar o nome do deputado federal Zé Neto, enquanto em Vitória da Conquista o pré-candidato é o deputado federal Waldenor Pereira.

O MDB

Nos três municípios, o MDB também apresentou nomes. Em Salvador, o vice-governador Geraldo Júnior (MDB) é a aposta, enquanto em Feira é a vereadora Lu de Ronny e em Vitória da Conquista a vereadora Lúcia Rocha, lançada oficialmente como pré-candidata. Há outros quadros emedebistas já apresentados em cidades importantes, como o do ex-deputado federal Uldurico Júnior, atual presidente da Agência Reguladora de Saneamento Básico da Bahia, em Teixeira de Freitas. Nos municípios têm ocorrido também conversas entre potenciais candidatos e os partidos.

Autismo

O deputado estadual Jordávio Ramos (PSDB) apresentou um projeto de indicação na Assembleia Legislativa da Bahia visando à ampliação do Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CRE-TEA) para todas as regiões do estado. O objetivo é oferecer um serviço docente-assistencial e ampliar o acesso universal e gratuito à Atenção Especializada no Sistema Único de Saúde (SUS) para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Bahia.

Canudos

O prefeito da cidade de Canudos, Jilson Cardoso (PSD), foi punido pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), durante sessão realizada pelos conselheiros. De acordo com o júri, a condenação aconteceu devido a irregularidades observadas nas contratações de profissionais pela prefeitura de Canudos. Segundo os conselheiros, os atos de admissão de pessoal, decorrentes de dois contratos temporários, foram realizados em caráter 'excepcional'. Ainda segundo eles, isso aconteceu por causa do 'enfrentamento à situação de risco ou emergente interesse público', mas as contratações aconteceram em data anterior ao decreto municipal, quando da declaração de 'situação de emergência' na cidade.

O agro e a bala

Líderes do Congresso se articulam para tentar derrubar trechos do decreto do presidente Lula (PT) que restringiu o acesso a armas no país, revertendo a política de crescente flexibilização sob a gestão de Jair Bolsonaro (PL). O movimento ganhou força nesta semana com o apoio da cúpula da bancada ruralista. Integrantes do grupo de parlamentares que representam os interesses do agronegócio pretendem se unir ao grupo da bala, que representa a área da segurança pública, para questionar o decreto.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 22 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/