Ponto e Vírgula 01/07/2023
Sobe - São Pedro de Humildes, pela grade apresentada pela Prefeitura de Feira.
Desce - O ex-presidente Bolsonaro (PL), ao ficar inelegível por oito anos, por mentiras contra o processo eleitoral brasileiro.
Bufunfa
Se prevalecer a decisão da 2ª Vara da Fazenda Pública de Feira de Santana, que obriga a Prefeitura a repassar mais R$ 8 milhões anuais, engordando o duodécimo da Câmara Municipal, aqueles vereadores que são contra o aumento do número de cadeiras na Casa, que tem uma defasagem de 6 vereadores durante os cerca de 20 anos com o mesmo número de edis, agora, podem ficar tranquilos, se é que me entendem.
Votação
No encerramento das sessões ordinárias deste primeiro semestre, a Câmara de Feira de Santana realizou na última quinta-feira (29), um esforço em plenário que resultou na aprovação de 17 projetos e quatro requerimentos. Isto, sem contar com a votação, em dois turnos, do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias do Município para 2024. A presidente da Casa, vereadora Eremita Mota (PSDB), agradeceu aos seus pares, que, segundo ela, "atuaram com bom senso e espírito público", para que o resultado fosse alcançado.
PTB
Imerso em uma disputa judicial para conseguir realizar a fusão com o Patriota, o PTB na Bahia deve, mesmo sem definição do processo partidário, buscar ampliar os horizontes na Bahia. O partido tem sofrido com a mudança do comando no estado e pode se preparar de forma mais antecipada para as eleições de 2024. O cenário do partido no estado deve ser de tentar se reestruturar, de acordo com lideranças nacionais da legenda.
Candidaturas
Ao o site Bahia Notícias, o novo presidente da legenda no estado, Vivaldo Oliveira, indicou que irá buscar candidaturas, já que, mesmo com a possível fusão, na Bahia, o partido deve ficar a cargo das lideranças do PTB. "O partido em si, peguei cheio de problemas. Sem fundo, pois não conseguimos alcançar a cláusula de barreira e o único deputado pediu para sair. Com fé em Deus, vamos colocar o partido para crescer na Bahia", disse.
Os aliados
Após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível, aliados do ex-presidente se manifestaram pelas redes sociais em solidariedade: "sempre juntos". O senador e ex-ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), classificou o dia como nublado, mas que seguirá esperançoso. "Podem ferir o presente, podem nublar o hoje, mas ninguém pode impedir o futuro. Ninguém pode proibir o amanhã. A esperança está mais viva do que nunca."
Tebet
A ministra do Planejamento e Orçamento contradisse, ontem (30), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na última quinta-feira (29), Lula relativizou o conceito de democracia para poder defender o sistema democrático, no dia seguinte, sua ministra do Planejamento e Orçamento afirmou. "Eu tenho uma visão particular sobre o governo da Venezuela. É um governo que não respeita os direitos fundamentais, o direito de liberdade de expressão, o direito do cidadão ir e vir e fazer as suas críticas, ainda que construtivas, ao governo. Pra mim, quando você tem um governo que impede esse tipo de direito que é previsto e que é absoluto para uma democracia, você não tem um governo democrático", afirmou Tebet.
Temer
O ex-presidente Michel Temer foi contratado pelo Google para ajudar na negociação da regulação das plataformas de internet. Segundo Temer confirmou à Folha, ele está atuando há cerca de três semanas com "mediação" junto a parlamentares. O ex-presidente esteve com o deputado Orlando Silva (PC do B-SP) para discutir pontos do PL 2630, o PL das Fake News, relatado pelo parlamentar na Câmara.
Voto impresso
Nunes Marques, o sexto ministro a votar no julgamento que tornou Jair Bolsonaro inelegível no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), fez em sua manifestação um "resgate histórico" das discussões sobre o voto impresso no país. "Temas desse jaez há muito tem sido discutidos. Contudo é inegável que o investigado passou a ostentar protagonismo do debate sobre o voto impresso, seja porque se elegeu presidente do país em 2018, seja pela forma enfática com que usualmente propõe suas objeções", disse o ministro.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.