Rede de Proteção à Pessoa Idosa se reúne para discutir Operação Virtude
Ação realizada em municípios que não dispõe de Delegacia para idosa
Na manhã da última quinta-feira (26) a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) sediou uma reunião entre os organismos de proteção à pessoa idosa para dialogarem sobre a Operação Virtude, prevista para acontecer entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro no distrito de Humildes.
O projeto foi apresentado pela diretora Patrícia Barreto – responsável pelo Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis - DPMCPV da Polícia Civil do Estado da Bahia. O objetivo da ação é atingir municípios que não dispõe de Delegacia Especializada na Pessoa Idosa.
O serviço será ofertado na Unidade Móvel através da equipe itinerante que dará oportunidade para o registro de ocorrência, investigação e apuração dos casos, além de realizar visitas em Instituições de Longa Permanência para pessoas idosas. Ações educativas com a finalidade de instruir e informar as pessoas sobre a violação dos direitos também serão realizadas.
Na oportunidade, a secretária Gerusa Sampaio apresentou as estatísticas do atendimento do Núcleo de Direitos Humanos da SMPM referenciando o alto índice de violência física, psicológica, patrimonial e de negligência contra a pessoa idosa, totalizando em 308 atendimentos até o final do mês de setembro e em sua maioria mulheres (208).
As faixas etárias com maiores índices de violência são entre 60 a 69 e de 70 a 79 anos, com 90 e 99 casos, respectivamente. Esses valores representam juntos um pouco mais de 61% do total. Entre 80 e 89 anos também houve um alto número de casos registrados com um total de 70 casos.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.