PF apreende veículos e embarcação de investigados em esquema de venda de sentenças na Bahia
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (22), em Salvador, a Operação Patronos VII, parte da investigação sobre um esquema de venda de sentenças no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). O objetivo é recuperar ativos obtidos ilegalmente por meio de decisões judiciais negociadas. Veículos e uma embarcação de um dos investigados foram apreendidos.
A primeira fase da investigação identificou a negociação de uma sentença assinada por uma desembargadora, resultando em vantagem indevida de mais de R$ 35 milhões. A Operação Patronos, desdobramento da Operação Faroeste, foca na participação de advogados no esquema criminoso. As fases anteriores ocorreram entre setembro de 2023 e julho de 2024, com mandados de busca e apreensão.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
A Operação Faroeste investiga a venda de decisões judiciais para grilagem de terras no oeste da Bahia desde 2019, com a prisão de advogados e o afastamento de seis magistrados, incluindo o então presidente do TJ-BA, Gesivaldo Britto. O esquema teria envolvido juízes, desembargadores e outros membros dos poderes, utilizando laranjas e empresas para dissimular ganhos ilícitos. A área envolvida na grilagem ultrapassa 360 mil hectares, com movimentação bilionária.
A PF suspeita de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, organização criminosa e tráfico de influência.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.