Pelo menos 32 detentos fugiram de presídios na BA nos últimos dois anos
Último caso aconteceu na quinta-feira (12), no Conjunto Penal de Eunápolis.
A fuga de 16 detentos do Conjunto Penal de Eunápolis, no extremo sul do estado, na quinta-feira (12), foi a maior dos últimos anos e a primeira vez que um presídio baiano foi invadido por um grupo armado, de acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado (Seap). Na ação, oito homens entraram no unidade prisional e trocaram tiros com os seguranças. Entre os fugitivos está o chefe de uma facção criminosa. [Relembre casos ao final da matéria]
Nos últimos dois anos, 32 detentos fugiram de presídios na Bahia. A maior das fugas foi registrada na quinta. Os invasores dispararam contra as muralhas e torres de vigilância, cortaram parte da cerca metálica com um alicate e acessaram uma das torres próximas ao canil e à horta.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Em dezembro do ano passado, dois detentos fugiram do mesmo presídio, em Eunápolis, mas nenhum comparsa chegou a entrar na unidade.
Em 2016, no mesmo presídio, um detento contou com a ajuda da família e fugiu após se disfarçar com peruca e barba. Ele respondia por crimes de homicídio, tentativa de homicídio e roubo a banco.
O Conjunto Penal de Eunápolis é uma unidade de segurança média para presos do sexo masculino. O local recebe presos provisórios e condenados, em regimes fechado e semiaberto.
Atualmente, o presídio pode comportar 457 detentos, mas tem 554 internos - 97 a mais do que a capacidade. Antes da fuga, a população carcerária do conjunto penal era composta por:
269 presos provisórios;
237 no regime fechado;
58 em regime semiaberto interno;
6 com regime semiaberto com trabalho externo.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.