Órgãos do sistema de justiça se reúnem para apurar operação que deixou 12 mortos em Salvador

Órgãos do sistema de justiça se reúnem para apurar operação que deixou 12 mortos em Salvador

No encontro, a Polícia Civil descreveu o trabalho inicial de coleta de depoimentos, análises de imagens de câmeras de segurança, entre outras ações  

Foto: Divulgação/ SSP

Representantes do Governo do Estado se reuniram com órgãos do Sistema de Justiça, na quarta-feira (5), para tratar da ocorrência policial no bairro de Fazenda Coutos, em Salvador, que terminou com 12 pessoas mortas. Os suspeitos, segundo a polícia, eram integrantes de uma facção criminosa. O alinhamento foi coordenado pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH).

O encontro teve como objetivo garantir transparência das ações adotadas pelos órgãos de segurança e viabilizar o cumprimento dos procedimentos de apuração, fiscalização e controle das ocorrências com presença policial. Participaram da reunião os secretários da SJDH, Felipe Freitas, e da Segurança Pública, Marcelo Werner, o procurador-geral de Justiça da Bahia, Pedro Maia, a defensora pública geral da Bahia, Camila Canário, o juiz Antônio Faiçal, representando o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia - GMF/TJBA, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho, a delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, entre outras autoridades. 

No encontro, a Polícia Civil descreveu o trabalho inicial de coleta de depoimentos, análises de imagens de câmeras de segurança, entre outras ações com suporte do Departamento de Polícia Técnica (DPT), responsável pela perícia no local da ocorrência e reafirmou a adoção de todas as medidas necessárias para elucidação de como os fatos se desenrolaram. 

O Comando Geral da Polícia Militar informou que instaurou investigação sobre o caso, no âmbito da Corregedoria da PM e a SSP acompanha o caso através da sua Corregedoria Geral. O Ministério Público da Bahia informou que acompanhará as investigações policiais, por meio dos Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp), conforme designação do procurador-geral de Justiça Pedro Maia. 

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

As instituições presentes na reunião reafirmaram o compromisso com a total transparência na apuração do ocorrido bem como se manifestaram em apoio a continuidade das ações policiais de segurança e proteção à população de Fazenda Coutos visando o reestabelecimento de todos os serviços e circulação dos moradores na comunidade. 

"É dever das instituições de Estado assegurarem máxima transparência nas suas ações, em especial quando há mortes envolvidas. O Governo do Estado colaborará para que o Ministério Público, órgão responsável pelo controle externo da atividade policial, tenha pleno acesso aos dados da ocorrência de Fazenda Coutos e que o Poder Judiciário e os órgãos de correição da própria Polícia Militar possam se manifestar tecnicamente sobre o processo. É preciso aguardar o desfecho das investigações", ressaltou o secretário de Justiça Felipe Freitas. 

Identificação dos Suspeitos 

Dos 12 suspeitos de integrarem a facção criminosa, oriunda do Rio de Janeiro, que morreram durante um confronto com policiais no bairro fazenda Coutos II, subúrbio ferroviário de Salvador, 11 foram identificados pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). 

Os suspeitos foram identificados como: 

Davi Costa dos Anjos - 17 anos 

Paulo Ricardo Santos Pereira - 17 anos 

João Cledison Santos Souza - 18 anos (sepultado no Bosque da Paz)

Félix de Oliveira Rodrigues - 19 anos 

Uendel Vitor Rodrigues dos Reis - 20 anos

Jackson Vitor Araújo dos Santos - 20 anos 

Wendel Henrique Nunes dos Santos - 20 anos 

Samuel da Luz Nascimento de Sousa - 24 anos 

Francisco Ariel Freire Santos - 27 anos (sepultado no Bosque da Paz) 

Douglas Campos da Silva Batista - 27 anos Leidson Maxwel da Costa Silva - 27 anos

Balanço-Carnaval 2025

Na reunião, o secretário Marcelo Werner apresentou ainda um balanço das ações de segurança no carnaval agradecendo a colaboração das instituições presentes e destacando os resultados positivos da ação de segurança no circuitos da festa. Trinta e sete mil policiais e bombeiros garantiram a tranquilidade para 11 milhões de baianos e turistas que curtiram o Carnaval, no nosso Estado. Não tivemos registro de morte violenta no circuito e alcançamos reduções dos roubos e furtos na festa", declarou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner. Acrescentou ainda que a Micareta de Feira de Santana e o São João da Bahia contarão com planejamentos robustos para garantia da paz. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 09 Março 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/