Ações de segurança pública visando eleições serão intensificadas
35 mil profissionais estarão atuando para que pleito possa acontecer sem problemas
A segurança pública na Bahia intensifica desde sábado (29) a 'Operação Eleições', visando o 2º turno das eleições que acontecem neste domingo (30), quando serão escolhidos o novo governador do Estado e o presidente da República. A exemplo do que aconteceu no 1º turno aproximadamente 35 mil profissionais estarão atuando para que o pleito possa acontecer sem maiores problemas.
No começo da semana aconteceu um encontro entre representantes da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que alinharam as diretrizes da 'Operação Eleições' para o segundo turno do pleito na Bahia. Segundo a SSP-BA, o esquema para o segundo turno terá reforço do policiamento ostensivo para a garantia do livre direito de voto, escolta de urnas eletrônicas, prevenção e repressão a crimes eleitorais, além do atendimento de eleitores ou candidatos, caso seja necessário.
O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no COI, foi ativado na segunda-feira. Integrantes da SSP (PM, PC, DPT e Bombeiros), de órgãos federais e municipais atuam em conjunto, monitorando a capital, a Região Metropolitana de Salvador e o interior. "Estamos atentos, inclusive monitorando os principais acontecimentos nacionais, para intervir em qualquer ocorrência na Bahia", explicou o tenente-coronel Maurício Marinho, diretor da Superintendência de Gestão Integrada da Ação Policial da SSP-BA.
A exemplo do que aconteceu no primeiro turno a Polícia Militar empregará 29 mil policiais militares dos Comandos de Policiamentos Regionais (CPRs) da Capital e RMS e do Interior (CPRs Chapada, Oeste, Leste, Norte, Sul e Sudoeste), além de profissionais do Comando de Policiamento Especializado (CPE), com o Grupamento Aéreo (Graer), Batalhão e Companhias Independentes de Policiamento Rodoviário (BPRv e CIPRv), Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes), de Policiamento Ambiental (Coppa e Cippas), de Policiamento Montado, além de unidades de ensino e administrativas.
Os profissionais contarão com viaturas quatro e duas rodas e aeronaves para o patrulhamento ostensivo e repressivo, em especial no combate a crimes como transporte irregular de eleitores, violação do sigilo ou compra de voto, ameaça, vias de fato, diligências e escoltas.
Já a Polícia Civil reforçará o efetivo nas unidades de polícia judiciária com mais de dois mil delegados, escrivães, investigadores e servidores administrativos em Salvador, RMS e interior, para monitorar, detectar e investigar crimes eleitorais.
Serão empregados profissionais lotados nos Departamentos de Polícia Metropolitana (Depom), de Polícia do Interior (Depin), de Inteligência (DIP), de Proteção à Pessoa (DHPP), Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), Coordenação de Operações Especiais (Coe), dentre outros setores.
PATRULHA EM REDES SOCIAIS
Para delitos praticados na rede, a PC irá dispor de uma equipe realizando o cyber patrulhamento em redes sociais, sites e blogs. Todo o material auxiliará no processo investigativo. Em áreas e zonas com grande aglomeração de eleitores, drones auxiliarão na observação e apuração de crimes. Durante a votação, os policiais do Departamento de Inteligência desenvolvem atividades veladas nas áreas de grande interesse.
Além de realizarem vistorias técnicas na sede do TRE, centros de apoio e demais locais de armazenamento de urnas, os mais de 1,3 mil bombeiros militares atuarão na prevenção de sinistros, combate a incêndios e disposição de equipes de busca e salvamento. Cento e vinte e quatro viaturas e caminhões reforçam as atividades. Equipes também estarão dispostas na sede do TRE e em Pontos de Transmissão Remotas nas áreas de responsabilidade do 10º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM/Camaçari) e 14º GBM (Madre de Deus).
O Departamento de Polícia Técnica reforçou as atividades em sua sede, na Avenida Centenário, e nas Coordenações Regionais de Polícia Técnica (CRPT) de Alagoinhas, Serrinha, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Paulo Afonso, Euclides da Cunha, Senhor do Bonfim, Itapetinga, Brumado, Valença, Porto Seguro, Bom Jesus da Lapa, Itaberaba e Camaçari.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.