Virose pós-Carnaval? Especialista ensina como cuidar dos sintomas
As viroses costumam aparecer com mais frequência após o carnaval
As prévias dos dias oficiais do carnaval, aglomeração, pouco descanso e má alimentação podem resultar na baixa da imunidade e, por consequência, em uma série de viroses que acomete o folião no pós-festa. Como tradição de todo ano, a virose deste ano foi apelidada de Zona de Perigo, música de Leo Santana que virou a música do Carnaval 2023.
Com as festas de rua e a variação climática comum no mês de fevereiro, com dias de sol intenso e também fortes chuvas chuvas, os vírus podem se proliferar com maior facilidade onde existe grande concentração de pessoas e pouca ventilação. "Na maior parte das vezes, a contaminação está relacionada a infecções do trato respiratório, como gripes, resfriados e gastrointestinais", explica Thania.
Mas a especialista alerta que a falta de cuidado pode trazer prejuízos mais severos. As viroses respiratórias, podem evoluir para pneumonia e as viroses gastrointestinais podem evoluir para quadros de desidratação grave, por isso, em ambos os casos a avaliação médica é fundamental. "É muito importante nesses casos o aumento na ingestão de líquidos, repouso e uma alimentação saudável. Nos casos respiratórios, associar a lavagem das narinas com soro fisiológico pode ajudar", alerta.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.