Vigilância orienta não comercialização de melatonina para crianças
Fiscalizações estão sendo intensificadas nos estabelecimentos
A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Vigilância Sanitária, alerta os estabelecimentos sobre a comercialização e o uso do suplemento alimentar de melatonina para crianças e adolescentes. O produto não está autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para fabricação, distribuição e propaganda.
De acordo com a agência, também foi verificada a divulgação irregular do produto na internet com alegações terapêuticas relacionadas a sono, ansiedade, compulsão alimentar, irritabilidade noturna, inflamação, suplementação para transtorno do espectro autista e câncer.
A Anvisa relata que a melatonina também não possui autorização para gestantes e mulheres que amamentam (lactantes) e só é aprovada em suplementos destinados para adultos acima de 19 anos, na concentração de 0,21 miligramas por dia e sem alegações de uso
A técnica da Vigilância Sanitária, Rosamaria Trindade El Fahl, destaca que as fiscalizações estão sendo intensificadas nos estabelecimentos comerciais com alerta aos vendedores para que deixem o produto separado da prateleira.
"Os produtos devem ser recolhidos pela empresa fornecedora ou pelo vendedor e não devem ficar expostos à venda. Orientamos a população que não compre produtos que não estejam devidamente identificados ou que sejam de procedência duvidosa. Todos os suplementos alimentares devem ter autorização da Anvisa", ressaltou.
A população pode contribuir com as fiscalizações da Vigilância Sanitária pelo número (75) 3612-6646 ou pelo aplicativo Fala Feira 156, solicitando a vistoria de estabelecimentos.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.