Sociedade de Cardiologia de Feira promove curso de Suporte Básico de Vida para grupos de corrida

Saúde e Bem EstarTreinamento

Sociedade de Cardiologia de Feira promove curso de Suporte Básico de Vida para grupos de corrida

O projeto teve início no final de semana, com técnicas ministradas por cardiologistas na avenida Noide Cerqueira.

Foto: Divulgação

Ensinar a reconhecer rapidamente emergências que ameaçam a vida é um dos objetivos do curso de Suporte Básico de Vida (BLS, na sigla em inglês). O BLS consiste em um conjunto de procedimentos médicos essenciais aplicados nos primeiros momentos de uma emergência. E pensando em capacitar a comunidade para prestar os primeiros socorros em casos de parada cardiorrespiratória, a Sociedade Brasileira de Cardiologia – Regional Feira de Santana (SBC-Feira) está promovendo essa formação como parte de um projeto socioeducativo voltado à disseminação dessas técnicas.

"A parada cardiorrespiratória tem um alto potencial de levar a óbito. E ela pode ser facilmente reconhecida e tratada por pessoas que não sejam da área de saúde, até que o suporte profissional chegue ao local. Nossa intenção é capacitar mais pessoas para fazer esse reconhecimento e prestar os primeiros socorros, ajudando a salvar mais vidas", explica o presidente da SBC-Feira, Ricardo Peixoto.

O projeto teve início no final de semana na Avenida Nóide Cerqueira, com os participantes de um grupo de corrida da cidade. Além de Ricardo, os cardiologistas André Chateaubriand e Jivago Chaib também ministraram as orientações teóricas, seguidas das práticas de manobras em manequins desenvolvidos especialmente para a simulação de técnicas de reanimação cardiopulmonar (RCP).

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

A iniciativa envolve alguns grupos de assessoria de corrida em Feira de Santana, cujo cenário de treino envolve vias públicas de alto fluxo de pessoas. A SBC ressalta que a atividade física continua sendo um pilar da prevenção de doenças cardiovasculares e que deve ser realizada sempre que possível. "Tendo em vista o número crescente de corredores na cidade, essa é uma ação de extrema importância para comunidade", destaca Jivago Chaib.

Quem participou da ação ressaltou a importância de conhecer as técnicas. "Tudo o que aprendemos foi muito útil para ajudar, caso alguém precise", afirmou Mércia Sena, participante do grupo de corrida Acqua Center. "Uma excelente iniciativa de trazer dicas de segurança, de como nos comportar diante do risco iminente de intercorrências cardiológicas durante o percurso da corrida", completou Gil, coordenador do grupo de corrida.

A próxima atividade já tem data marcada: será dia 12 de abril, também na Avenida Nóide Cerqueira. "Queremos agradecer a todos que participaram dessa primeira ação e reiterar que estamos empenhados em levar essas informações ao maior número de pessoas possível", finalizou André Chateaubriand.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 29 Março 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/