CMDI da Baraúnas atendeu cerca de 500 pessoas em um dia durante mutirão
O objetivo da iniciativa foi ampliar o acesso aos serviços de saúde
Quase 400 exames foram realizados na manhã do último sábado no Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI II) do bairro Baraúnas. A ação, promovida pela Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Fundação Hospitalar, ofereceu serviços gratuitos de prevenção, diagnóstico precoce e orientação à população, das 7h às 13h. Durante a ação, foram ofertadas 100 mamografias, 150 eletrocardiogramas e 120 ultrassonografias, reforçando o compromisso da gestão municipal com a saúde preventiva.
O objetivo da iniciativa foi ampliar o acesso aos serviços de saúde, especialmente para aquelas pessoas que não conseguem comparecer às unidades durante a semana. A ação beneficiou cerca de 500 pessoas, com a realização de exames como mamografia, eletrocardiograma e ultrassonografias (tireóide, abdômen total, transvaginal e mamária), além de atendimentos com enfermagem e assistente social.
"É uma ação que reúne vários profissionais para promover saúde à população. Buscamos atender à demanda reprimida, principalmente aqueles que não conseguem vir durante a semana. Esse é o perfil do paciente que estamos buscando aos sábados", destacou a diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Alta demanda e estrutura qualificada
Somente no primeiro trimestre de 2025, o CMDI II já contabiliza 17.970 atendimentos entre consultas e exames. Em 2024, a unidade realizou 48.893 procedimentos, o que demonstra o impacto positivo do serviço para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Gilberte Lucas também ressaltou a importância dos exames de média e alta complexidade, como a endoscopia digestiva — procedimento realizado por gastroenterologista, essencial para o diagnóstico de doenças no esôfago, estômago e duodeno. Apenas nos primeiros três meses do ano, foram 1.549 exames realizados.
Saúde com acolhimento e diagnóstico preciso
A coordenadora do CMDI II, Bruna Lasse, destacou que o atendimento aos sábados tem sido bem recebido pela população e que ações como essa reforçam a importância da prevenção.
"A prevenção é vida. Quando uma doença é identificada no início, é possível salvar vidas. Promovemos ações que cuidam das pessoas e oferecem o melhor em diagnóstico por imagem. Para nós, é uma missão", afirmou.
Bruna também comemorou os números expressivos do atendimento no sábado e reforçou o compromisso com o bem-estar da população.
"Cerca de 500 pessoas foram atendidas somente neste sábado. Essa é uma ótima oportunidade para cuidar da saúde de forma gratuita e com qualidade", finalizou.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.